Na California, fábrica de sex dolls vira videoarte e ensaio fotográfico
"Seus lábios são grossos e rosados. Seus olhos verde azulados são intensos e convidativos. Seu rímel preto acentua suas maçãs do rosto altas, e seu cabelo cor de rosa complementa sua pele clara africana. Seu vestido metálico justo prende suas coxas macias e empurra o seu peito redondo. Ela é o resultado de uma atenção especial na fabricação. Quando você vê-la de perto, você não consegue fazer nada além de olhar fixamente. Por US$6.000, ela certamente não é um encontro barato. Para o criador, Matt McMullen, ela é uma obra de arte. Para todos os outros, ela é uma boneca de verdade."
Na Califórnia, uma fábrica de bonecas especialmente feitas para o sexo virou tema de uma criação artística intrigante. Fotos e videos foram feitos em cima da fábrica, para um projeto que se chama California is a Place. A série das bonecas recebeu o título de Honey Pie, que em português quer dizer torta de mel.
O projeto foi idealizado por duas mentes apaixonadas pelo lugar onde vivem e por toda a sua pluralidade cultural. Da Disneylândia ao silicone, do surf às garotas na praia e mais todos os clichês já conhecidos, a Califórnia é o motivo da série de criações da dupla Drea Cooper e Zackary Canepari.
Sem muito falar sobre os tópicos por eles escolhidos para serem retratados, basta um olhar artístico sobre a situação que alguma interpretação surge. De fato, aguçam a curiosidade não falando a respeito mas somente mostrando, e ao terminar de consumir qualquer das suas séries destes artistas, dá vontade imediata de saber mais sobre o lugar, a pessoa, ou a coisa.
Instigar. Conhecer a Califórnia de Drea e Zackary é se deixar instigar pelos sentidos e pela arte que produzem. Materiais implacáveis e impecáveis, e um olhar bastante subjetivo desta que conhecemos tão superficialmente, Califórnia.
Vai lá: California is a place