Em Portugal, Maya Gabeira sofre acidente e Carlos Burle pode bater recorde mundial
A cidade de Nazaré, em Portugal, recebe de tempo em tempo a presença dos big riders, os surfistas de ondas gigantes. A fama do mar bravo da região é tamanha que suas ondas tem nome próprio: as bombas de Nazaré.
Na manhã desta segunda, 28, a célebre surfista brasileira Maya Gabeira foi vítima de uma dessas explosões marinhas. Após correr uma onda, a jovem foi engolida pela espuma e caiu inconsciente. Resgatada pela equipe de apoio, ela foi levada ao hospital e passa bem.
No dia anterior a carioca já havia conquistado uma das ondas gigantes. Com o feito, Maya concorre ao seu sexto Billabong XXL, prêmio global da categoria. No masculino, o brasileiro Carlos Burle também está no páreo.
O surfista, considerado tutor de Maya, pegou a onda logo após ajudar no resgate da jovem. Sua altura ainda não foi confirmada, mas estima-se que ela pode conferir mesmo o recorde mundial para Burle.
O marco a ser batido pertence a Garret MacNamarra. Em 2011 o americano bateu o recorde da maior onda surfada, dropando em uma parede de água de 24 metros de altura. O vídeo abaixo dá uma ideia da proporção das bombas de Nazaré.