Logo Trip

Bem mais precioso

Por Redação

em 27 de agosto de 2010

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Na fábrica da Audi, sistema de utilização de água da chuva garante a preservação da água doce, responsável pela vida na Terra

A água é a origem de toda a vida na Terra e a água doce é o bem mais precioso do planeta. Assim, a Audi entende a importância da água como um recurso natural finito e cuida deste assunto com muito cuidado e responsabilidade. A fábrica de Ingolstadt, cidade ao sul da Alemanha, é equipada com sistema de reuso, ou seja, armazena e utiliza a água da chuva em praticamente todo o processo industrial.

Na fábrica, o serviço de água reutilizada entra em jogo em quase todas as áreas de produção, como na oficina de pintura e nos testes de vazamento, e até mesmo nos banheiros. A água usada na fábrica da Audi em Ingolstadt vem em grande parte das nascentes Koschinger, localizadas nas proximidades. Mas a outra fonte de água está dentro da própria fábrica: sempre que chove. Quando as chuvas desabam sobre Ingolstadt, a água corre para dentro de reservatórios subterrâneos da fábrica. Os cinco reservatórios de água da chuva e mais o armazenamento em dois canais garantem o abastecimento permanente de água. Juntos, oferecem espaço para cerca de 14.000 m3 de água da chuva. Em outras palavras, são cerca de 14 milhões de litros de água, que preenchem mais de 100 mil banheiras.

A utilização da água da chuva para fins de produção tem aumentado constantemente desde que o primeiro tanque de armazenamento foi construído, em 1983. Para chegar aos tanques, a água da chuva é coletada, sobretudo, nos telhados, onde as calhas direcionam o movimento da água. Ao sair do reservatório, essa água flui através de uma série de estações. Primeiro, é bombeada para a estação de tratamento, onde é limpa. Existem vários estágios de limpeza, em que as partículas de sujeira são removidas e o valor do pH é ajustado. Então, a água é armazenada em grandes tanques de azulejos até ser retirada para fins de produção através de uma estação de bombeamento no sistema hidráulico.

A água tratada da fábrica é composta por 48% de água da chuva fresca, com os restantes 52% provenientes das nascentes. Em 2008, um total de 437.055 m3 de água foi tratada por esse sistema de reuso. Isso possibilita que o consumo de água doce seja mantido o mais baixo possível, garantindo o uso sustentável da água como um recurso finito. A água é base de toda a vida. No total, o nosso planeta possui a quantidade inimaginável de cerca de 1.400 milhões de quilômetros cúbicos de H2O – como os químicos gostam de se referir ao bem mais precioso de nosso planeta.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon