Back 2 Black: edição inglesa

por Luiz Filipe Tavares

Festival carioca rola em Londres em evento paralelo às Olimpíadas de 2012

Em junho, o festival carioca de black music Back 2 Black rola pela primeira vez em edição fora do Brasil. Com curadoria de ninguém menos que Gilberto Gil, o festival vai levar Criolo, Sany Pitbull e mais um sem número de artistas brasileiros para o Reino Unido em um evento oficial paralelo aos Jogos Olímpicos de Londres, em julho deste ano. A festa acontece nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, em um prédio antigo em Old Billingsgate, East London.

A escalação completa do festival só sai no dia 8 de março, mas a produção promete um line-up eclético para a perna britânica do já renomado evento brasileiro. Em entrevista ao Globo, a produtora Connie Lopes já deu pistas sobre o que vem por aí: "Não vamos fazer um evento segmentado, como é tão comum em Londres. Vamos trazer artistas brasileiros contemporâneos, que misturem raízes com modernidade. Serão os nomes mais significativos dentro desse conceito de black, que é bastante abrangente."

"O Gil foi convidado para ser o curador de um dos cinco palcos que serão montados durante essa programação cultural paralela às Olimpíadas", ela explicou. "Vai haver um para cada continente, e Gil foi o escolhido para cuidar do palco da América do Sul. Ele sugeriu, então, a participação do Back2Black no evento, ideia rapidamente abraçada pela organização geral. Assim, ele se tornou o nosso, digamos, host."

No total, a edição britânica do Back 2 Black contará com quatro palcos em Old Billinsgate. Um para as atrações principais, um para conferências, palestras e shows acústicos, um para novos artistas e um para apresentações de DJs com uma grande pista de dança embutida. Com isso, o festival ficará quase do mesmo tamanho de sua edição carioca que rola anualmente na Leopoldina, local que receberá novamente o festival em 2012.

A edição nacional rola novamente nos dias 24, 25 e 26 de agosto, ainda sem nenhuma atração confirmada.

fechar