por Flávia Durante

Criação do Wikileaks é levada aos cinemas pelo filme ”The Fifth Estate”. Assista ao trailer

Em uma personificação impressionante, o ator britânico Benedict Cumberbatch mostra sua interpretação do Julian Assange no primeiro trailer de The Fifth Estate (O quinto estado), filme que leva às telas a história do ativista australiano e da criação do Wikileaks. A obra estreia dia 11 de outubro nos Estados Unidos, ainda sem data confirmada no Brasil.

O roteiro  é uma adaptação de dois livros, - WikiLeaks: My Time With Julian Assange At The World's Most Dangerous Website, de Daniel Domscheit-Berg, e WikiLeaks: Inside Julian Assange's War On Secrecy, de David Leigh. O enredo mostra a relação de Assange com Domscheit-Berg (interpretado por Daniel Brühl, de Edukators e Adeus, Lênin), a criação do Wikileaks e de como o site virou um calo no pé de vários governos. Dirigido por Bill Condon (Kinsey, Dreamgirls, Deuses e Monstros), o texto é de Josh Singer, roteirista da série Fringe.

Benedict Cumberbatch ganhou notoriedade com a nova versão para a TV de Sherlock Holmes. Atualmente ele pode ser visto no mais recente filme da saga Star Trek.

O Assange real já contou sua história na Trip edição #199, especial Controle. Ele recebeu a nossa equipe na casa onde estava em prisão domiciliar em Norfolk, Inglaterra. Você pode ler a entrevista na íntegra clicando aqui.

Atualização: Depois da divulgação do trailer, o Wikileaks se manifestou no Twitter sobre o filme: "O trailer de The Fifth Estate foi lançado. Não seja enganado. [o filme] Dá a entender que demos armas nucleares ao Irã que mataram 2.000 pessoas"

Veja o trailer:

Vai lá: www.facebook.com/TheFifthEstateMovie

matérias relacionadas