Listamos as matérias que mais fizeram barulho neste ano que chega ao fim
Trip #197 (Março) - Comprou Frango e Morreu no Natal
A história de Hélio Santos, o repórter policial responsável pela cobertura da madrugada do extinto jornal Notícias Populares, que morreu sozinho, em pleno Natal de 2007, foi comentada não só entre aqueles que conhecerem Hélio, mas todos que gostam de grandes personagens. A matéria ainda foi indicada ao Prêmio Esso de Criação Gráfica em Revista este ano.
Trip #197 (Março) - O que é isso, Brother?
Por onde anda Gil Brother, o Away de Petrópolis, que ganhou fama como integrante do Hermes e Renato? Foi essa a pergunta que deu origem à reportagem. Localizamos Gil Brother, que por sua vez saiu disparando declarações polêmicas e críticas ao seu ex-grupo o que rendeu, por dois dias inteiros, o primeiro lugar nos TTBr do twiiter.
Trip #198 (Abril) - Comungay
Enquanto uma poderosa bancada evangélica tenta bloquear direitos LGBT no congresso, uma modesta igreja carioca mostra que é capaz de amar ao próximo. Fundada por um casal gay evangélico, permite que qualquer orientação sexual ande de mãos dadas com a orientação religiosa. Bem vindos à Igreja Cristã Contemporânea.
Trip #199 (maio) - Ministério da Cultura
Em 2006 uma turma de Cuiabá fundou uma rede de coletivos para organizar artistas independentes longe dos grandes centros. Assim nasceu o Circuito Fora do Eixo que, cinco depois se tornaria uma poderosa organização capaz de realizar mais de 5 mil shows ao ano, em mais de cem cidades.
Trip #204 (outubro) - Contardo Calligaris
O psicanalista e colunista do jornal Folha de São Paulo tenta chegar ao fundo de uma questão muito pertinente: por que, afinal, a homossexualidade provoca tanto incômodo?
Trip #203 (Setembro) - Geração Ritalina
Nosso repórter Millos Kaiser enfrentou sete dias de tratamento com a chamada droga da obediência e relatou sua experiência nas páginas da Trip. Uma reportagem que questiona se a prescrição do remédio - muitas vezes para pessoas saudáveis - não está descontrolada no Brasil.
Trip #202 (agosto) - Somos todos carne
Comer carne, um ato aparentemente banal, traz uma série de implicações para a saúde das pessoas, o meio ambiente e o bem-estar dos animais que muitas vezes nem passam pela cabeça de quem consome. Mas nem tudo está perdido... Ainda. informe-se e coma melhor.
Trip #200 (junho) - Informação na nuvem
A Trip reuniu alguns dados sobre o consumo de maconha e a criminalização dos usuários ao redor do mundo, como: perfil dos presos por tráfico, a relação de alguns países com o consumo e muito mais.
Trip #201 (julho) - São Paulo poderia ser assim?
Não vai ser de uma hora pra outra, nem será a bicicleta a salvação para o trânsito paulistano. Mas os especialistas ouvidos pela Trip concordam: para uma metrópole como São Paulo se tornar viável é preciso muito mais foco nas pessoas, no verde, no transporte público, na qualidade de vida e, claro, nas bicicletas.
Trip #203 (setembro) - A pior escola do Brasil?
Fomos até o Alto Solimões, perto da fronteira com a Colômbia, conhecer a Escola Estadual Pedro I, que ficou em último lugar no Enem porque, entre os estudantes, português é a segunda língua – e às vezes até a terceira –, atrás do ticuna e o espanhol.
No site (outubro) - A Sangue Frio e o jornalismo literário
Uma das mais importantes obras da literatura ocidental do século XX, A Sangue Frio foi o trabalho mais cultuado do escritor Truman Capote. A história esmiuçavam os detalhes do brutal assassinato da família Clutter, ocorrido nos Estados Unidos. Lançado em livro um ano depois, a obra causou uma pequena revolução nas redações e elevou um gênero ainda obscuro a uma espécie de nova arte da escrita.