por Redação

 

Pioneira na organização de ações em prol do consumo responsável de bebidas alcoólicas, a Ambev mostrou mais uma vez seu comprometimento e organizou uma mobilização histórica de seus funcionários no Dia de Responsa. A iniciativa simboliza o engajamento da companhia para a conscientização da sociedade quanto às conseqüências do uso abusivo de álcool. Uma postura que procura transformar antigos maus hábitos culturais - como o de dirigir após tomar bebidas alcoólicas - em novos modelos de comportamento, mais responsáveis e conscientes.  

Há dez anos, a Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável. No início desta década, foi a única companhia de bebidas a participar das discussões da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Em 2003, a companhia lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável, norteado pelas premissas da OMS e cujos pilares são conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir e estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores.

De lá pra cá, já foram organizadas campanhas como a que exaltava aquela pessoa que fica sem beber para levar os amigos para casa, a estrelada pelo jogador Ronaldo cujo slogan era "Se beber, não dirija" e também a do Bar de Responsa, que difundiu entre os pontos de venda mensagens como a de não vender bebidas para menores de 18 anos.

Já entre as marcas da companhia, a Skol foi a primeira do país a abordar a questão do consumo responsável, em 2001, com uma vinheta na qual latinhas se transformavam em táxi. Dentre as campanhas mais marcantes da Antarctica, destacam-se a com a atriz Juliana Paes, que incentivava o consumo sem exagero, numa boa. A Brahma tem um longo histórico de ações voltadas para o consumo responsável, com diversas campanhas e eventos. Não à toa foi escolhida para reforçar as ações da Ambev no Dia de Responsa. Na data, a marca coloca na rua uma nova campanha, com a afirmação: A regra é clara. Menor de idade não pode beber.
   
Neste ano, a mobilização ganhou proporções mundiais e criou-se o Dia de Responsa (Be(er) Responsible Day). Data em que os 116 mil funcionários da AB Inbev no mundo, sendo 30 mil no Brasil, Venezuela, Equador, Peru, Guatemala e República Dominicana sob a administração da Ambev, foram convidados a se tornar, cada um, um porta-voz de defesa das práticas de consumo responsável.

 

 

matérias relacionadas