por Luiz Filipe Tavares

Tributo traz faixas de Paul McCartney, Patti Smith, Lou Reed, Julian Casablancas e outros

Se um trágico acidente de avião no dia 3 de fevereiro de 1959 não tivesse calado para sempre as vozes de três dos maiores ídolos americanos logo nos primeiros anos de rock n' roll, o cantor e compositor Buddy Holly completaria 75 anos de vida no próximo mês de setembro. Para celebrar os três quartos de século do guitarrista, a garavdora Concord vai lançar Rave On Buddy Holly, um tributo que reúne 19 artistas consagrados fazendo covers de músicas deste pioneiro do rock mundial.

E a lista de artistas reunidos para a homenagem é de cair o queixo. O tracklist inclui a veterana do punk americano Patti Smith tocando Words Of Love (já regravada pelos até pelos Beatles), Florence & The Machine tocando Not Fade Away (que coincidentemente se tornou primeiro single tanto dos canadenses do Rush, quanto dos britânicos dos Rolling Stones, a ser lançado nos EUA), Lou Reed tocando Peggy Sue (regravada por um batalhão de artistas que inclui John Lennon), Julian Casablancas, vocalista dos Strokes, cantando Rave On (que tem uma versão famosa gravada pelo Status Quo) e Sir Graham Nash cantando Raining In My Heart (aquela para levar qualquer um às lágrimas na voz da rainha do rockabilly, Wanda Jackson)

Destaque garantido também para outro Cavaleiro da Real Ordem Britânica, Sir Paul McCartney, que entra no tributo com uma versão de It's So Easy, um dos maiores hits de Buddy Holly em vida. Já existem várias gravações da faixa na voz de Paul que datam desde 1979, quando fez o cover em um show de homenagem ao pioneiro americano. Na ocasião, o ex-Beatle se apresentou com sua então esposa Linda McCartney e com Denny Lane, do Moody Blues. Tem um trechinho dessa gravação disponível no YouTube, que você vê no player abaixo.

Vale falar também da faixa Oh Boy, que na coletânea será tocada pela dupla She & Him. A faixa já foi regravada por nomes que vão desde o grande band-leader Bruce Springsteen, até os pop-punkers do MxPx, passando pelos... bem, não sei nem como descrever o Mud para vocês, mas veja no link do YouTube porque vale a pena só pelo clipezinho ao vivo. 

Isso sem contar que Matthew Ward, 50% do duo She & Him que forma ao lado da atriz-cantora Zooey Deschanel, é um fã devoto do trabalho de Holly. Criado em família muito religiosa, Matthew incorporou suas influências roqueiras na musicalidade gospel e produziu lindamente um cover de Rave On, já com participação de Zooey, que acabou saindo em seu segundo disco solo, Hold Time, de 2009. Além da versão ser muito boa, o clipe é lindíssimo. Você pode assistir a Rave On no player abaixo.

Veja o tracklist completo de Rave On Buddy Holly, que chega às lojas no dia 28 de junho.

1. Dearest -The Black Keys

2. Every Day - Fiona Apple & Jon Brion 

3. It’s So Easy - Paul McCartney 

4. Not Fade Away - Florence + The Machine 

5. (You’re So Square) Baby, I Don’t Care - Cee Lo Green 

6. Crying, Waiting, Hoping - Karen Elson

7. Rave On - Julian Casablancas 

8. I’m Gonna Love You Too- Jenny O.

9. Maybe Baby -Justin Townes Earle 

10. Oh Boy - She & Him 

11. Changing All Those Changes - Nick Lowe 

12. Words Of Love - Patti Smith 

13. True Love Ways - My Morning Jacket 

14. That’ll Be The Day - Modest Mouse   

15. Well…All Right - Kid Rock 

16. Heartbeat - The Detroit Cobras

17. Peggy Sue - Lou Reed

18. Peggy Sue Got Married - John Doe

19. Raining In My Heart - Graham Nash 

O dia 3 de fevereiro de 1959 ficou conhecido no imaginário norte-americano como "The day that music died" (o dia em que a música morreu) pois, além de Buddy Holly, o trágico acidente de avião levou também Ritchie Valens (de "La Bamba") e Big Bopper, todos em início de uma brilhante carreira.

matérias relacionadas