Logo Trip

A mãe de todos os swells

A ondulação que pode estar chegando à Califórnia e ao Havaí

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon


O que para a maioria é motivo de preocupação, para alguns pode significar diversão. Quando você estiver lendo estas linhas é bem provável que um enorme swell já tenha varrido ? ou esteja varrendo ? a costa oeste americana e o arquipélago havaiano.



Se as previsões meteorológicas do início da semana de fato estiverem corretas, alguns dos melhores surfistas do mundo, muitos deles brasileiros, terão a oportunidade de tirar o melhor proveito das condições praticamente cataclismáticas e surfado ondas com paredes de 30 pés.



Como há muito não acontecia, a antecipação da chegada do swell deixou a comunidade do surf, agora ancorada no North Shore havaiano para a disputa do Pipe Master, a última etapa do WCT deste ano, em polvorosa. Muitos surfistas de onda grande que por ali estavam, como Peter Mel, decidiram se mandar para o litoral californiano, mais especificamente para Maverick?s, onde na segunda e na terça ondas de 20 pés já mostravam sua força.



Enquanto isso, os surfistas que competem no WCT, aguardando o sinal verde para o início do Pipe Master, aproveitavam em ritmo de aquecimento os perfeitos tubos que começaram a pintar por ali. Mas Pipe e seu impiedoso fundo de coral deram sinais de fúria quando pelo menos seis surfistas tiveram que ser atendidos por equipes médicas de plantão: cortes profundos e até ombros deslocados foram uma constante. Diante do cenário, os organizadores acharam por bem adiar o início da competição, que finalmente foi disparada em ondas tubulares de 2,5 metros na terça-feira, e ontem deveria ser interrompida devido à força do swell.



Só para se ter uma idéia do tamanho da ondulação que pode estar chegando à Califórnia e ao Havaí, há chances de que o Eddie Aikau, um dos muitos torneios de onda grande da temporada, tenha que ser adiado ? ironicamente ? por causa do tamanho do mar. A 20ª edição da competição de um dia acontece apenas se o swell chegar a 20 pés; por outro lado deve ser interrompida se ele ultrapassar 40.



E é com essa possibilidade que a organização conta. O Eddie, disputado em Waimea, é o mais tradicional dos eventos de onda grande e, por causa dos rígidos critérios climáticos sob os quais sua realização é possível, em 19 anos só aconteceu seis vezes. Mas, com a temporada que se anuncia, é bastante improvável que ele passe em branco este ano. Embora existam enormes chances de ele ser disparado hoje, o período de espera vai até 28 de fevereiro e na lista de convidados o único representante da pátria é Carlos Burle, que figura como um dos alternantes.



Burle, aliás, deverá estar bastante ocupado nos próximos três meses já que ele aparece na lista de pelo menos cinco outras competições de big wave que deverão ser disputadas em águas americanas, entre elas o Maverick Big Wave Awards, que deve ser disparado nos próximos dias e que conta com a participação de cinco outros brasileiros: Rodrigo Resende, Eraldo Gueiros, Danilo Couto, Marcelo Olyssea e Everaldo Teixeira.



Como ocorre todos os anos, o final da temporada do WCT significa o início dos torneios de big wave. E assim o surf competitivo não sai de cena.



NOTAS



EDDIE AIKAU PARTE 2
Realizado em homenagem ao guarda-vidas mais famoso do mundo, o havaiano que dá nome ao torneio e morreu no cumprimento de seu ofício, o Eddie deste ano premiará seu vencedor com US$ 50 mil. O tricampeão mundial Andy Irons, que nunca competiu em Waimea, está entre os mais ansiosos.



TOW IN
Na terça, Jaws, Havaí, exibiu sua mandíbula com ondas de 20 pés. Na água pelo menos 10 jets e duas dúzias de surfistas, o brasileiro Sylvio Mancusi e a lenda do mar Laird Hamilton entre eles.



MAIS ONDA GRANDE
Outros torneios que acontecerão até março de 2005: Billabong XXL, Towsurfers Award, Oakley/ASL Big Wave Award e Tow In World Cup.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM