É Proibido Fumar
Os vereadores da cidade de New York tornaram lei a proibição de fumar em 1700 praças e 22 quilômetros de praia da cidade. A multa por transgressão é de 50 dólares.
A base de argumentação para que tal restrição fosse levantada é científica. Foi constatado que 57% dos não fumantes em New York, possuem alto nível de nicotina no sangue. Aqui em São Paulo, pesquisa indica que 78% dos internautas são a favor da implantação de lei semelhante.
Não sou fumante de cigarros. Portanto, essa lei não me afeta diretamente. Ou afeta como não-fumante. Mas sou cidadão e acho que as responsabilidades devem ser compartilhas e coletivas. Então fico em dúvida pensando se a partir de tais proibições, não caminhamos para uma sociedade totalitária.
A primeira grande proibição ao fumo ocorreu em 2002 em New York mesmo. Tornou proibido fumar em bares e restaurante. Depois foram surgindo outras proibições, seguidas por quase todos os países. No Brasil a proibição ao fumo ainda é nova e recente foi estendida a todos os espaços públicos fechados. O próximo passo será copiar New York novamente?
O que questiono é se não acabarão por proibir nas calçadas, depois nos carros e por fim nas residências. Quer dizer: não tentarão banir o hábito de fumar por força de lei, multa e depois prisão aos recalcitrantes? A experiência de proibir bebidas alcoólicas nos USA foi um fracasso. Só deu margens à corrupção e à violência. Ninguém deixou de beber. Até bebeu mais exatamente por ser proibido.
E no caso de se liberar a maconha, por exemplo, como vai ser? E isso já vem ocorrendo em nações culturalmente mais avançadas, como a Argentina aqui do lado, por exemplo. O cigarro tomará o lugar da maconha porque restará proibido. E vice-versa.
Será que nada se aprendeu com as estúpidas proibições já experimentadas? Somos constituídos de tal modo que proibir é nos desafiar. Particularmente quando jovens, com nossos hormônios em ebulição e à mercê da necessidade de auto-afirmação. A única forma de vencer hábitos arraigados é a educação. Lei não educa; constrange e causa reação.
Estou sabendo: a maconha não dá câncer e não afeta a saúde tanto quanto o cigarro. Pelo que tudo indica, os fumantes terão que fumar escondido e os maconheiros fumarão à vontade. Nada contra a maconha, até muito pelo contrário. Mas não parece um tanto quanto insensato, para dizer o mínimo?
**
Luiz Mendes
04/02/2011.