Logo Trip

5 sinais de que você precisa se demitir

Exaustão, queda de desempenho, discussões sem fim. Demitir-se não é simples, mas ignorar esses sinais pode custar caro. Como descobrir se chegou sua hora – e fazer isso sem dor de cabeça?

5 sinais de que você precisa se demitir

Créditos: Ilustrações: Bia Toma @biatoma_


Por Redação

em 29 de agosto de 2025

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Não se sentir feliz no trabalho é o principal motivo para que profissionais peçam demissão. A busca por novos desafios, a falta de perspectiva de crescimento e a relação ruim com gestores também estão no topo da pesquisa feita pela Robert Half, em parceria com a The School of Life Brasil.

Até setembro de 2024, 25% dos brasileiros planejam deixar seus empregos. Mas sair da zona de conforto – ou de um emprego estável – nem sempre é fácil. É preciso criar um bom plano de ação para que a demissão não afete seu boleto nem sua carreira. Mas será que esse momento chegou pra você? 

#1 Você se sente exausta

A maior parte do tempo está sem energia e já não consegue aproveitar atividades de lazer que antes te faziam feliz

#2 Seu desempenho caiu

Tarefas que antes eram rápidas agora demoram horas para serem concluídas

#3 O corpo fala

Dificuldade de concentração, tristeza, perda de memória, ansiedade e insônia podem ser reflexo do estresse excessivo no trabalho

#4 Afogando as mágoas

Recorrer ao álcool ou outras formas nocivas de enfrentamento pode ser um alerta de que algo não vai bem.

#5 Discussões frequentes

Se a comunicação respeitosa foi deixada de lado e deu lugar à irritabilidade, é hora de reconhecer que o ambiente não faz bem.

*

GABARITEI, E AGORA?

Nem sempre dá para se demitir do dia para a noite, mas é possível criar um plano de ação. Aqui estão alguns movimentos práticos para sair do lugar:

Organize a saída

Mantenha seu currículo atualizado e converse com pessoas próximas que possam ajudar no processo de mudança de emprego.

Reflita sobre sua carreira

Está na hora de subir de cargo? Você ainda gosta do que faz? Há algo que gostaria de tentar, mas não tem coragem? Essas perguntas podem nortear as decisões sobre o futuro.

Converse com a chefia ou com o RH

Entender como os funcionários se sentem é importante para a empresa. Às vezes, reestruturar a alocação de tarefas ou a forma de interação da equipe já faz diferença.

Mude de ares

Encontrar um foco fora do trabalho é uma maneira de arejar a cabeça. Praticar exercícios físicos ou aprender algo novo ajuda a aliviar as preocupações, amplia sua rede de contatos e pode garantir um novo olhar sobre a carreira.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon