10 anos sem Dee Dee

por Luiz Filipe Tavares

Uma homenagem ao baixista da primeira formação dos Ramones e ícone do punk americano

O dia 5 de junho de 2012 é uma data de luto no mundo do punk rock. Há dez anos, a música perdia um de seus personagens mais icônicos, Dee Dee Ramone. Baixista dos Ramones de 1974 a 1989 (seu último show com Joey, Marky e Johnny foi em junho daquele ano), ele abandonou o barco para seguir carreira solo e acabou "coroado" como o mais criticado rapper branco de todos os tempos, deixando para trás até mesmo o hoje sinônimo de música de pouca qualidade, Vanilla Ice.

Dee Dee escrevia, tocava e era o coração dos Ramones no palco. Ele co-escreveu alguns dos maiores hits da banda como "53rd and 3rd", "Glad to See You Go", "It's a Long Way Back to Germany", "Chinese Rocks", "Wart Hog", "Strength to Endure", "Commando", "Rockaway Beach" e "Poison Heart", entre muitas outras. Em um lado menos glorioso de sua obra, gravou o disco de rap Standing in the Spotlight, assinando como Dee Dee King. O disco acabou massacrado pela crítica e pelos ex-companheiros de grupo, de quem se separou em 1989 depois da gravação de Brain Drain. Mesmo fora dos Ramones, continuou escrevendo músicas para os ex-companheiros.

O baixista e primeiro vocalista da história do grupo novaiorquino que mudou para sempre o mundo do rock morreu no dia 5 de junho de 2002, em sua casa, vítima de uma overdose de heroína. Sua sepultura foi erguida no cemitério Hollywood Forever Cemetery, em Los Angeles, apenas a alguns metros de distância da do companheiro e muitas vezes desafeto Johnny Ramone. Em sua lápide se lê a mensagem "I feel so safe flying on a ray on the highest trails above" ("Me sinto muito seguro voando em um raio no mais alto dos trilhos acima", em tradução livre), trecho da música "Highest Trails Above", do disco Subterranean Jungle (1983), dos Ramones.

Abaixo você vê cinco momentos da carreira de Dee Dee.  

Ramones no CBGB em 15/09/74, um dos primeiros shows da banda

 

Ramones na virada do ano de 1977 para 1978 no Rainbow de Londres


Johnny Thunders & The Heartbreakers - "Chinese Rocks" (música escrita por Dee Dee)


Último show de Dee Dee com os Ramones - "I Believe In Miracles"


"Funky Man", único e muito criticado single do álbum de rap de Dee Dee

fechar