Sebastião Salgado e o seu filho Juliano falam sobre família e cinema
“Eu nunca fiz um autorretrato na minha vida. Eu tenho um pouco de vergonha de fazer. O selfie pra mim é uma agressão”
Por Bruna Barone
em 15 de abril de 2015
No Trip TV #38, uma conversa entre pai e filho sobre o documentário indicado ao Oscar, O Sal da Terra, e os dilemas enfrentados na família Salgado ao longo dos anos.
Fotógrafo há mais de três décadas, Sebastião Salgado rodou o planeta clicando com uma sensibilidade ímpar imagens que se tornaram históricas. “Fazendo isso, eu me ausentei da minha família, de ver o crescimento dos meus filhos”. Ainda que tenha conseguido manter um bom relacionamento com a esposa, Lélia, ele acredita que foi um pai ausente para os filhos: “Esse filme permitiu, ao Juliano principalmente, compreender a atividade do pai, porque eu me ausentava, onde eu ia”.
O documentário, que foi codirigido pelo filho Juliano Salgado em parceria com o alemão Wim Wenders, fala sobre o processo de criação do projeto Gênesis, que procurou retratar em imagens tribos e civilizações ainda inexploradas. “Quando ele viu como o filho dele olhava pra ele, ele se tocou muito”, conta Juliano.
Sebastião também comentou sobre os efeitos psicológicos que sofreu enquanto fotografava e ainda opinou sobre selfies. “Eu tenho um pouco de vergonha de fazer. Então, pra mim, selfie é uma agressão.”
Assista a conversa completa
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip TV
Regina Casé: Eu sabia que não ia ser a mocinha da TV
-
Trip TV
Vera Holtz: A morte é o melhor dia pra se viver
-
Trip TV
Êxodo urbano: a pandemia te fez pensar em sair da cidade?
-
Trip TV
Kleber Mendonça Filho quer lhe mostrar algo massa
-
Trip TV
Liniker, a revelação da música negra
-
Trip TV
Miró não deixa uma poesia para amanhã
-
Trip TV
“Tenho fé na capacidade de transformação da arte”