Qual foi a última vez que você dormiu bem?

por Redação

Todos sabem que o sono é fundamental. Mas, afinal, por que dormimos? Stevens Rehen recebe o neurocientista Sidarta Ribeiro e o ator Rodrigo Lombardi para discutir sobre o assunto

Você sabe por que dormimos? Além da resposta óbvia, de driblar o cansaço e repor as energias, existem diversos fatores que nos fazem cair na cama.

Dormimos para repor moléculas utilizadas durante o dia, para que tecidos possam se recuperar para o dia seguinte, para desintoxicar o corpo e o cérebro de proteínas que podem causar doenças. Dormimos, ainda, para consolidar memórias, lembrando o que precisa ser lembrado e desenvolvendo novas memórias. Ou seja: dormimos para criar.

LEIA TAMBÉM: Todos os episódios do podcast Trip com Ciência

Não há dúvidas de que o sono é importantíssimo para o bom funcionamento do cérebro e para a saúde humana. Mas, possivelmente, você terá dificuldades para responder: qual foi a última vez que dormiu bem?

Passamos quase um terço da nossa vida dormindo e, finalmente, a ciência aponta para o importante papel de uma boa noite de sono – estudos apontam que dormir bem pode, inclusive, prevenir doenças como o Alzheimer.

Para entender melhor o papel do sono e dos sonhos na saúde humana, Stevens Rehen conversa com o neurocientista Sidarda Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da UFRN e especialista em sono... e sonhos. Acaba de lançar o livro O Oráculo da Noite, e o ator Rodrigo Lombardi, que fez um regime do sono para viver seu personagem na série Carcereiros.

 

Ouça o episódio no Spotify!

fechar