por Lia Bock

Bonequinhos que deixam mais fofos nossos candidatos a presidente

Não sabe em quem votar? Está achando todos os candidatos igualmente dissimulados? A descrença na política tomou conta de você? Como diriam os Casseta “seus problemas acabaram”! A criação da artista e designer Estefi Machado faz qualquer um achar Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva... fofos.

Os bonecos podem ser chamados sem medo de Vudus (ou se você for politicamente correta, pode chamar de toy art). E não são os primeiros que a artista faz. O marido, ela conquistou com um desses, alguns afortunados amigos também já têm o seu. Alex Atalla, JR Duran, Marcello Serpa, Leão Serva e os outros três confrades da revista Audi também possuem seus respectivos vudus em casa.

A semelhança dos vudus com seus donos é impressionante, ainda mais quando percebemos que nada disso passou pelo Photoshop. É tudo feito com tecido, linha, lã e agulha. Antes de começar a criação, Estefi faz uma extensa pesquisa de fotos. Como os bonecos são 3D é preciso saber como é a careca do Serra de costas, por exemplo. As expressões faciais que mais os marcam também são importantes, apesar de que o rosto a artista só faz depois que já está tudo pronto. “Preciso me sentir íntima deles para fazer a feição”, conta rindo.

Os vudus nunca são produzidos em série. Por isso nem adianta pensar em comprar um deles para tentar, quem sabe, influenciar no resultado das eleições. Do estúdio de Estefi eles só saem rumo aos donos. Mas quem curtiu pode encomendar um seu através do site do estúdio da designer, Toranja Rosa.

(Lia Bock é autora do blog Eu Lia, Tu Lias)

matérias relacionadas