Tpm

por Flora Paul

Com misto de dança, circo e teatro, Cia. Linhas Aéreas celebra década com intervenções

Celebrando dez anos de dança, a Cia. Linhas Aéreas comemora duplamente nesse domingo, dia 6 de dezembro, em São Paulo. Além de encerrar a temporada da peça O Animal na Sala no Sesc Santana, o grupo também apresenta performances novas e antigas no ginásio do espaço. “São repertórios da companhia. Tem desde números de circo à utilização de móveis pendurados que fazem parte da história da companhia, como pesquisas novas de personagens”, contou a atriz Ziza Brisola ao site da Tpm.

“Todos os trabalhos da companhia têm uma relação forte com os objetos. Eles não são apenas objetos, são parte da dramaturgia. A companhia nasceu pesquisando formas diferentes no circo, substituindo trapézios por novos objetos”, explica Ziza. O misto de circo, dança e teatro pode ser visto em O Animal na Sala, cujo elemento principal do cenário é uma estrutura de ferro e madeira, na qual os atores se penduram e atuam em grande parte do espetáculo. “Em alguns momentos a gente ocupa a árvore, como macacos. Em outros, ela vira um barco, partes se tornam caixas de onde tiramos coisas, vai se transformando durante o espetáculo.” A peça reflete a evolução do homem primitivo ao civilizado, com toques de humor e ironia. “No início tem a questão da relação com a natureza, de como o homem se relaciona com o seu corpo, do caçador, do pescador. Depois vamos para temas mais contemporâneos como angústia, fobias, violência.”

No domingo, o grupo encerra a temporada no Sesc e faz intervenções, mas, em meados de dezembro, estreia uma nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró.

Vai lá:
Cia. Linhas Aéreas no Sesc Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana, São Paulo
Dia 6 de dezembro
Intervenções no ginásio do Sesc das 10h às 15h, entrada gratuita
Espetáculo O Animal na Sala às 19h30
Quanto? R$ 2,50 (comerciários matriculados no SESC) a R$ 10 (inteira)
Tel.: (11) 2971-8700

O Animal na Sala no Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, São Paulo
De 11 a 20 de dezembro
Sextas e sábados às 21h
Domingos às 19h
Tel.: (11) 5546-0449
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos

matérias relacionadas