32 anos após ser obrigada a renunciar, Vanessa Williams recebe pedido de desculpas da organização do concurso
A atriz Vanessa Williams, das séries Desperate Housewives e Ugly Betty, foi a primeira negra a vencer o concurso de Miss America, levando a coroa em 1983. Mas o reinado não durou muito e, cerca de um ano depois, ela foi levada a renunciar. O motivo foram fotos suas nuas de uma sessão que havia posado anos antes de entrar no concurso de Miss. As fotos, que na época que foram tiradas não foram publicadas, foram estampadas na revista americana Penthouse em 1984.
Anos antes da disseminação do slut-shaming como conhecemos hoje, a publicação sem consentimento das fotos de uma mulher nua já causava estragos. A organização do Miss America, depois de uma votação unanime, pediu a coroa de volta. Vanessa Williams foi a única vencedora na história do concurso que foi obrigada a renunciar.
No último dia 13, mais de 30 anos após o caso, a atriz foi chamada para compor a mesa de jurados da competição e recebeu no palco um pedido de desculpas do atual presidente, Sam Haske, pela decisão da organização da época:
"Eu quero pedir desculpas por tudo o que foi dito que possa ter feito você se sentir menos a Miss América que você é, e a Miss América que você sempre será."
Na época que venceu o concurso, Vanessa tinha 20 anos e foi vítima, segundo a rede de televisão americana PBS, de diversas ameaças por telefone, culminando com a publicação de suas fotos e o pedido de renuncia. A história gerou polêmica, levantando o racismo da organização e Vanessa se tornou um símbolo para tantas mulheres negras que passavam, e ainda passam, por humilhações, slut shamming e racismo.
A atriz aceitou o pedido de desculpas da organização:
"Tão inesperado e tão bonito. Eu fiz o melhor que pude no meu reinado como Miss América entre 1983 e 84″.
Vanessa tem hoje 52 anos, 11 indicaçãos ao Grammy por sua carreira como cantora e 3 ao Emmy por sua atuação no seriado Ugly Betty.