por Stephanie Stupello

Especializada em Underwater, a fotógrafa Elena Kalis recria Alice no país das Maravilhas

A fotógrafa Elena Kalis é russa, mas vive há dez anos em uma pequena ilha nas Bahamas com seu marido e seus filhos. O que dá destaque a seu trabalho é a maneira como ela cria registros: há um ano, todas as suas fotos são feitas embaixo d'água - seja em piscinas ou no mar.

 

A técnica denominada Underwater traz a sensação de estar em outra dimensão, principalmente por causa dos cenários que Elena faz questão de criar - estes influenciados pelos contos dos irmãos Grimm. São escolhidos objetos comuns - como espelhos, bexigas, cavalos de brinquedo e guarda-chuvas - para compor o ambiente submerso. O figurino também é prioridade para a artista, que escolhe, na maioria das vezes, vestidos bem delicados.

Tudo parece contribuir para uma atmosfera de leveza e feminilidade - principalmente o fato de as modelos serem garotinhas (em geral, suas filhas e as amigas delas). Recentemente as fotos de Elena pipocaram por blogs brasileiros devido ao seu mais recente projeto, o Alice in Waterland (Alice no país das águas), já que, sob a direção de Tim Burton, o filme Alice no país das Maravilhas acaba de estrear nos Estados Unidos (e chega em breve ao Brasil). A fotógrafa não considera este projeto encerrado, e alega que, em poucos meses de trabalho, já fez modificações na história original, e vem contando sua própria versão de Alice.

fechar