Propagada por nossas mães e avós, a crença do poder de cura dos chá ganhou o mercado dos cosméticos. Com vantagens que vão desde o forte poder antioxidante ao já conhecido aroma, o chá saiu da xícara e pode ser encontrado em sabonetes, xampus e nos mais diversos cremes.
A dermatologista Bianca Gastaldi conversou com a Tpme informou os vários benefícios do uso desta matéria prima. Na galeria acima, estão listados alguns produtos que têm a bebida milenar em sua composição.
"O chá verde possui topicamente as mesmas propriedades que possui ao ser ingerido na forma líquida ou em cápsulas, ou seja, ele é antioxidante, estimula a circulação sanguínea sendo descongestionante ou diurético. Também por ser rico em tanino, substância com poder antisséptico e adstringente, melhora consideravelmente peles oleosas e acneicas. Outro aspecto é a melhora do sistema de defesa da pele contra a radiação ultravioleta. Existem estudos que ligam o poder antinflamatório à defesa contra o câncer de pele", disse Bianca.
Segundo a dermatologista, não existe nenhuma contra indicação do uso de chá verde em cosméticos. "Ele não causa nenhum efeito adverso", finaliza.