Tpm

por Paula Bastos

Estatura de brasileiras aumenta mas achar sapatos acima de 39 ainda é coisa para lojas especializadas

Para comemorar algo ou curtir uma fossa, o passatempo preferido da personagem Carrie Bradshaw, da série Sex & the City, era comprar sapatos. Carrie definitivamente causou um impacto no mundo da moda, mas mexeu mesmo com a cabeça da designer Dalila Borba, que naquela época era adolescente. Ela, que calçava 41, se frustrava cada vez que pisava em uma loja de calçados e procurava algo com as tendências da moda.

Assim como Dalila, muitas mulheres enfrentam a mesma dificuldade na hora de comprar sapatos. Com o aumento da estatura dos brasileiros, é cada vez mais comum encontrar mulheres que calcem mais de 39, mas o mercado calçadista ainda tem espaço para inovação. Claudia Rosenthal, sócia-proprietária da Casa Eurico – loja pioneira em sapatos com numeração maior no Brasil – está sempre de olho nos lançamentos mais modernos do setor. “Nossa preocupação é oferecer produtos de todos os estilos para agradar ao consumidor. Aqui as mulheres podem encontrar os mais diversos tipos de sapato, inclusive os da moda. Sabemos o quanto é difícil você não achar o que está buscando, por isso nos preocupamos em buscar itens que tragam satisfação às pessoas”, conta.

Para os lojistas que apostaram no setor, a dificuldade em encontrar calçados que satisfaçam às consumidoras é uma dura realidade. Danusa Villar, diretora de marketing do grupo Alex Shoes – especializado em calçados para tamanhos maiores – destaca que se um fabricante não recebe um grande pedido de determinado sapato, ele se recusa a fabricá-lo. “Lutamos tanto quanto as pessoas que calçam tamanhos maiores para oferecer uma boa diversidade de produtos, pois encontrar modelos diversificados infelizmente ainda não é tão simples”, explica. Por enquanto, para o segmento feminino, a loja comercializa apenas tênis em tamanhos especiais, mas a intenção é oferecer outras opções. Danusa comenta que no segmento feminino da Alex Shoes, a grande procura é pelo clássico Converse All Star.

Por conta da dificuldade de encontrar sapatos bonitos, a publicitária e blogueira Keka Demétrio já considerou até fazer uma lipoaspiração nos pés (!). Ela reclama que ankle boots, scarpins, peep toes e botas são os calçados mais difíceis de encontrar. “Adoraria poder usar uma sandália sexy que calçasse meus pés sem que nada ficasse saindo para os lados, pois isso me deixaria mais feliz, mais autoconfiante e poderosa, mas é bem difícil”, explica. A analista de marketing Thaís Nadi diz se sentir frustrada quando a numeração do sapato desejado só vai até o 39, e já pediu para o pai trazer sapatos do exterior para ela. 

Embora hoje o mercado já ofereça mais opções do que antigamente, sempre tem algo que falta e que causa aquela dor no coração. Giovana Baria, assessora de imprensa, conta que fica louca com todas as coleções da Melissa, mas se frustra demais por saber que a marca só produz até o tamanho 40. Já a relações públicas e DJ Samantha Simon sonha em encontrar um scarpin de salto alto e meia-pata, mas a dificuldade aumenta porque para que seus pés fiquem seguros e confortáveis, o tamanho tem que ser 41. “Os sapatos de salto geralmente empurram o pé para a frente, então, dependendo da fôrma, tem que ser ainda um número maior para dar certo”, explica.

Dalila, que já sonhou em ter sapatos estilosos como os de Carrie, hoje se rendeu ao conforto do tênis All Star para o dia a dia. Ela, que trabalha com moda, espera ver muito em breve uma mudança positiva na indústria calçadista. “Assim como hoje o ‘plus size’ é uma realidade mais constante e teve uma reformulação, a meu ver, os sapatos também estão precisando ganhar um pouco mais de carinho”. Seja Carrie ou não, toda mulher quer ter em seus pés o calçado desejado. Afinal, se os membros que que nos sustentam não tivessem um papel tão importante, não haveria aquele ditado “e o mundo aos seus pés...”. 

Veja algumas lojas que trabalham com numeração especial:

Casa Eurico - www.euricomax.com.br

Alex Shoes - www.alexshoes.net

Pé Grandewww.pegrande.com.br

Odeteliswww.odetelis.com.br 

Romão - www.romao.com.br

Pé de Anjo - www.pedeanjo.com.br

Botterowww.bottero.net

(*) Paula Bastos, jornalista, é criadora do site Grande Mulheres e colabora semanalmente com a Tpm sobre moda. Seu Twitter é o @parispaula e o Facebook é o www.facebook.com/blog.gm

matérias relacionadas