Tpm

por Thaís Ruiz

Sugestões de iluminação para tornar os ambientes mais aconchegantes

 

Alguma vez, ao entrar em um ambiente durante a noite, você teve a sensação de que o lugar parecia mais bonito? Acredito que sim. Isso acontece porque um ambiente pode ser transformado em um local mais aconchegante e mais acolhedor com um bom projeto luminotécnico. 

Cada vez mais, o setor de iluminação inova em soluções e abre possibilidades para ambientações variadas possibilitando diversas cenas num mesmo espaço.

Com a iluminação composta, uma mesma sala pode ser utilizada como home theater ou living adequando iluminações diferenciadas para cada um dos usos. Utilizando diferentes tipos de lâmpadas é fácil conseguir uma iluminação mais difusa com baixa intensidade para assistir a um filme, aumentar a intensidade para criar um ambiente bem claro ou uma iluminação mais focada para destacar obras de arte, por exemplo.

A circulação também pode ganhar muito charme com a utilização de balizadores. Hoje, há vários modelos no mercado, desde os mais simples, blindados para ambientes externos, que podem ser embutidos no jardim para marcar o caminho até os modelos de embutir nas paredes de corredores e escadas com modelagem mais sofisticada que destacam e valorizam o trajeto.

A sala de jantar também pode ficar bem "aconchegante" com um pendente centralizado sobre a mesa. Neste ambiente os grandes formatos estão liberados, mas vale o bom senso para não exagerar na proporção e garantir o conforto durante o janta. Uma dica é preservar, no mínimo, 70 cm entre a base da mesa e o começo do lustre.

No quarto, para liberar o espaço do criado mudo que tal substituir o abajur por pendentes ou arandelas? A solução, além de moderna, é muito útil para pequenos espaços onde livros de cabeceira disputam centímetros com outros objetos.

(* Thaís Ruiz é arquiteta da Neo Arq. Twitter: @neo_arq)


matérias relacionadas