Logo Trip

Qual é a Graça?

A bordo de um ônibus, o grupo As Graças já levou teatro para os quatro cantos do Brasil

Qual é a Graça?

Por Ariane Abdallah

em 27 de novembro de 2008

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Depois de 13 anos na estrada, as quatro meninas do grupo de teatro As Graças nem pensam em estacionar. A bordo de um ônibus, elas já levaram teatro para os quatro cantos do Brasil e agora lançam livro para contar as histórias acumuladas no bagageiro

Quatro meninas, um ônibus e uma força de vontade que beira a obstinação. Assim dá para resumir As Graças, grupo de teatro composto de quatro atrizes (Daniela Schitini, Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud, todas formadas pela EAD) que deu largada em1995 e nunca mais parou. O ônibus, que elas ganharam de um amigo em 2002 caindo aos pedaços, foi reformado e já as levou para os quatro cantos do Brasil. O lema é: “Levar teatro a todos, absolutamente a todos, os lugares em que o público ávido por cultura permita que ele estacione”, define o ator e escritor Nereu Afonso da Silva, prêmio Sesc de Literatura 2006 e autor do livro que leva o nome do grupo e será lançado no próximo domingo, dia 30 de novembro. Na publicação que mais parece uma revista – pelo formato cheio de fotos e frases destacadas – você conhece a história dessas meninas, desde a satisfação de serem convidadas pela ex-primeira dama Ruth Cardoso para fazer parte do Projeto Móvel de Cultura e Meio Ambiente da Comunidade Solidária, em 1999, até os divertidos comentários que ouviam dos nativos das cidadezinhas brasileiras que visitaram. Por exemplo, um bêbado, que numa dessas andanças, soltou: “Óia aqui, moça, ocês estragaram t-t-tudo… eu tava indo pra casa… louco pra dar umas porrada na minha mulé, mas esse t-t-teatro d’ocês me deixou de coração amolecido… agora num vô mais… ocês estragaram t-t-tudo!”. Com o mesmo bom humor, relatam os perrengues e os conflitos ao longo do caminho. E, claro, a história do grupo, que já existia muito antes do ônibus, com direito a prêmios como o Jornada Sesc de teatro, em 1995, pela Endecha das Três Irmãs (peça de estréia do grupo) e o APCA de melhor texto, em 1996, pelo infantil Poemas para Brincar. Mas o que mais chama a atenção são os 13 anos de união de quatro mulheres que, apesar de todas as dificuldades, nunca quiseram saltar no meio da estrada. E desconhecem sua última parada.

Vai Lá: dia 30 de novembro, às 18h30, na Choperia do Sesc Pompéia – r. Clélia, 93, São Paulo, (11) 3871-7700 ou 0800-118220
Últimas apresentações da peça infantil Tem, Mas acabou!, sábado, às 13h30, e domingo, ao meio dia, também no Sesc Pompéia.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon