por Izabela Costa

A banda The Gift chega ao Brasil nesta semana e a Tpm entrevistou a vocalista Sónia Tavares

A banda The Gift chega ao Brasil nesta semana para uma breve turnê que passa por cinco cidades de SP e RJ. Em entrevista à Tpm, a vocalista Sónia Tavares fala sobre carreira, discos, influências e sua recente maternidade

Em 1994, na cidade portuguesa de Alcobaça, quatro jovens amantes de música formavam aquela que é tida hoje em dia como uma das maiores bandas alternativas da terrinha, a The Gift. Prestes a pousar no Brasil, onde fazem uma turnê por cinco cidades de SP e RJ, o grupo formado por Sónia Tavares (vocal), Nuno Gonçalves (teclado), John Gonçalves (teclado e baixo) e Miguel Ribeiro (guitarra e baixo) trazem na bagagem um repertório que mescla seus dois últimos discos, Explode (2011) e Primavera (2012).

Com uma sonoridade que abraça diferentes estilos e que bebe de diversas fontes, a The Gift tem o intuito de “mais do que ser influenciados, se tornar influenciáveis”, de acordo com a vocalista Sónia Tavares. Em entrevista exclusiva ao site da Tpm, Sónia comentou sua nova vida de mãe, a atual fase da banda e claro, a paixão pelo Brasil e pelos brasileiros.

Tpm – Sónia, o que significa para a The Gift tocar no Brasil?
Sónia - É algo muito especial, tão especial que um amigo nosso foi para o Rio de Janeiro um dia e nunca mais voltou [risos]. Nos ligamos muito no público daí, é um pessoal jovem, que conhecem novas tendências e gostam das mesmas coisas que nós. A identificação é muito grande. Por outro lado, há também um desafio de trazer mais gente e conhecer a reação delas. A cada show são mais rostos novos nos vendo, creio se tratar de um público novo, que está sendo criado a cada passagem nossa por aí.

Apurei que para essa turnê do primeiro semestre, vocês trazem um repertório baseado nos dois últimos discos da banda, o Explode (2011) e o Primavera (2012). Qual a diferença de cada um? Soube que o último foi praticamente gravado em dez dias, isso é verdade?
O Explode é um disco mais alegre, para cima. Por conter muitos detalhes, sentimos que faltava aquele lado mais “preto e branco”, sabe? Algo mais introspectivo, que exigisse mais da nossa faceta artística. A partir daí tivemos a ideia de lançar o Primavera, que teve um processo de criação bastante natural e espontâneo. Foi algo rápido e completo porque não tínhamos objetivos, entramos em estúdio e começamos a experimentar. Quando percebemos, já estava tudo ali.

E é sempre assim os processos de criação da The Gift? Todo mundo junto e ao mesmo tempo, ou acontece de ás vezes o esquema ser mais individual, com colaborações mais particulares?
O principal compositor da banda é o Nuno [Gonçalves]. Ele chega com algo e nós ensaiamos juntos, vemos na hora em cima do que podemos trabalhar.

No segundo semestre vocês voltam ao Brasil para se apresentarem no Rock In Rio. Como estão os preparativos desse show?
Muito complicado te adiantar qualquer coisa, até porque ainda não sentamos para pensar em algo. Temos algumas ideias, mas nada concreto por enquanto.

Sobre as influências da banda, são muitas? Vocês gostam mais ou menos das mesmas coisas ou varia bastante?
Na verdade temos muitas influências e gostamos de gêneros diferentes. Um gosta mais de pop suave, outro de música alternativa, enfim, somos ecléticos e assumimos sermos muito influenciados. Porém, mais do que isso, almejamos nos tornar influenciáveis, queremos que as pessoas reconheçam nossa música ao redor do mundo. Acho que é o que toda banda quer, na verdade [risos].

E sobre a maternidade, como tem sido se organizar entre bebê e turnês?
É bem difícil, fui mãe no ano passado e na mesma época já estava em cima dos palcos. Não deu tempo nem de tirar a licença maternidade. A saudade é enorme, então eu faço o que posso para contornar a situação. Meu marido [o músico português Fernando Ribeiro] também canta, por isso estamos sempre a organizar nossas agendas para cuidar do pequeno. Às vezes estamos os dois, às vezes um só, em outras ele fica com os mais velhos. Mas é um bebê muito simpático, ele lida bem com tudo isso.

Vai lá: www.facebook.com/The.Gift.Official 

Datas da tour: 3 e 4 Maio · Sesc Pompéia - São Paulo
08 Maio · Sesc Bauru
09 Maio · Sesc Ribeirão Preto
10 Maio · Sesc Araraquara
11 Maio · Oi Futuro Ipanema - Rio de Janeiro
12 Maio · Oi Futuro Ipanema - Rio de Janeiro

matérias relacionadas