por Rita Taraborelli
Tpm #81

Confira as dicas espertas para fazer uma feira colorida e saudável

Ela não só edita um site de culinária, como adora uma boa banca de frutas ou verduras. Confira as dicas espertas para fazer uma feira colorida e saudável

Na feira dou risada, pechincho e ainda volto pra casa com cheiro-verde de presente! Me divirto indo atrás dos ingredientes para, depois, cozinhar. Influência dos pais, claro. Minha casa sempre teve muitas frutas e legumes na mesa. Cheguei a ter vergonha de chamar os amigos para comer em casa, porque ali o arroz era escuro (integral), enquanto nas outras casas era tudo branco!

Pêra, uva, maçã, salada mista
Dou preferência aos ingredientes sazonais e locais. Escolho o ingrediente por cor, cheiro e textura que me parecem com mais vida. Aqui, algumas dicas para te ajudar a fazer uma feira bem colorida e saborosa:

Orgânicos: existem feiras só de orgânicos, como a do parque da Água Branca, em São Paulo. Quer produtos com menor número de aditivos? Esqueça os legumes bombados e gigantes.Leve os pequenos e não padronizados, certamente mais saudáveis. A melhor dica, principalmente para as frutas, é mesmo optar pela sazonalidade, ou seja, o que é realmente oferecido em cada estação pela natureza.Atualmente, as frutas que contagiam as feiras são: acerola, goiaba, jabuticaba, melancia, melão, nectarina, pêssego, uva, lima, tangerina- cravo e romã. Manga e abacaxi estão em seu melhor sabor no verão e caqui no outono. Já a banana dá o ano inteiro!*

Abacaxi: quando for escolher, puxe uma folha do centro da coroa. Se sair fácil, ele está bom. Cheire. Se a fruta estiver madura, o aroma é bem forte e doce. Veja se não está batida, muito mole ou com líquidos – sinal de que passou do ponto.

Melancia: esta não é uma fruta que amadurece depois de colhida. Portanto, olhe para o seu cabo, ele deve ter um aspecto fresco, e não seco. Pode dar uma batidinha do tipo “toc-toc”, e ver se o barulho é oco. Se for, ótimo! O aspecto pink vivo não quer dizer que ela esteja doce, existem melancias mais claras e muito saborosas.

Beringela: deve ter o aspecto firme por toda a pele. Se estiver com a superfície mole e chocha, provavelmente já está mais velha e corre o risco de ter sementes maiores – o que a deixa amarga.

Batata: deve ter a casca lisa e firme. Quando ela fica esverdeada ou surgem esporos em sua casca, sinal que já tomou muita luz. A batata não deve ser exposta à luz (nasceu embaixo da terra, lembra?), armazene-a na última cesta da fruteira, lá embaixo.

Vai lá:
Feira de Produtos Orgânicos Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455, próximo ao metrô Barra Funda, São Paulo
terça e sábado das 7h às 12h

Rita Taraborelli, 25, é chef de cozinha, edita o site www.taraborelli.blogspot.com e toda semana dá uma passadinha na feira mais próxima pra conferir as novidades

* Fonte: Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

matérias relacionadas