O moicano (do Neymar) em debate
Amigos e namorados: não tentem copiar isso, please!
Créditos: Tereza Bettinardi
Publicidade
O corte de cabelo usado pelos punks deixou de ser propriedade deles e passou a ser reconhecido internacionalmente no Brasil como “o cabelo do Neymar”. Apelo para nossos amigos, namorado etc.: não tentem copiar isso, please!
Pré-2011. “‘Moicano’ é um corte de cabelo indígena usado por índios americanos e celtas, geralmente raspado dos lados. Utilizado também por punks. Algumas vezes são pintados, deixando o moicano mais diferenciado.”
2011. Moicano é um corte de cabelo usado pelo Neymar, o ídolo do Santos. E copiado por vários jogadores de futebol que amam o menino da Vila (e quem não ama?) e por adolescentes e crianças.
Sim, resolvemos investigar o corte de cabelo dos jogadores. E descobrimos que a coisa vai além de uma modinha “do Neymar”. Sim, existem blogs e sites só dedicados ao corte de cabelo do garoto, que é uma espécie de líder dos moicanos atuais no Brasil.
Existe o passo a passo de como ter um cabelo igual ao dele, fotos das suas fases de moicano e por aí vai. E também outros jogadores que decidiram ter cabelos estranhos, como o moicano bizarro do Dentinho, que, segundo informou um amigo colunista de futebol, é namorado da Mulher Samambaia (!!!!).
O moicano envelheceu
O moicano entrou no futebol com o metrossexual David Beckham, que no início da década apareceu com um (mais tímido que o de Neymar). Mas pouco importa. No Brasil, o corte de cabelo poderia ser patenteado como propriedade de Neymar, porque ninguém lembra mais de David e muito menos dos… punks!
Sim, esse corte é símbolo do movimento punk. Identificar um punk na rua era uma coisa simples. Viu um moicano, pronto. Basta lembrar de Sid Vicious, o ídolo dos Sex Pistols, com seu moicano espetado e absolutamente sexy.
De acordo com Robert Estevão, especialista e maquiador dos bons (além de fã de rock, ele é conhecido como o maior fã do Morrissey de São Paulo), o moicano nasceu rebelde, envelheceu e foi parar na cabeça dos jogadores. Robert acha que o corte não fica nada bem na cabeça dos meninos da bola.
E a gente, bem, a gente ia falar mal do corte, mas depois de passar uma tarde vendo fotos do Neymar acabamos achando…fofo. Agora, não tente copiar. Vai ficar ridículo. Assim como punk é punk, Neymar é Neymar.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Tpm
Martine Grael: “Ter uma mulher no leme ainda mexe com o ego de muita gente”
-
Tpm
Frida Kahlo: como se faz um ícone
-
Tpm
Pervcam: o close que não queremos mais ver na Copa
-
Tpm
Pequenas moralidades
-
Tpm
Angela Davis vem à FLIP pela 1ª vez. Aqui estão 5 livros para mergulhar na obra de uma das maiores feministas dos nossos tempos
-
Tpm
Elas pagam a conta: por que a autonomia financeira é ferramenta indispensável para o destino de qualquer mulher?
-
Tpm
Benditos sejam os ventres (que sustentam o capitalismo)
Publicidade