O charme do futon

por Adriana Victorelli

As várias utilizações do tradicional edredon japonês

Cada vez mais os elementos orientais tomam conta das decorações nos mais diversos ambientes. Seja na beira da piscina ou nas varandas, o futon, tradicional edredon japonês, já consagrou seu uso além das salas de estar e dos quartos.

Apesar de não ter seu uso restrito para exteriores, o aspecto rígido e as diversas possibilidades de tecidos, espessuras, capitonês e costuras criam infinitas possibilidades para ambientar sua área externa. Um deck simples, em madeira, fica muito mais aconchegante com um futon bem colorido e muitas almofadas. A mesma coisa com aquele banco esquecido e duro que, ao colocarmos alguns zabutons (variação do futon em formato menor, de almofada) fica muito mais convidativo e charmoso.

O uso de tecidos especiais para área externa é imprescindível nos casos em que a peça fica exposta ao sol, umidade, frio e garante a durabilidade da peça. Aposte em tecidos multicoloridos e jogue almofadas neutras ou de cores lisas usadas na estampa. Sua varanda vai ganhar um charme extra e ficar muito mais atraente para o uso de estar.

Outro uso interessante para estas peças é como um colchão. Por ser mais maleável a peça dobrada fica com função de sofá e pode ser útil num home office ou quarto de hóspedes para abrigar aquela visita temporária. Se você gosta de reunir os amigos na mesa de centro para comer, os zabutons ficam no chão demarcando os lugares e deixando o tradicional "sentar no chão" mais aconchegante.

(* Adriana Victorelli é arquiteta da Neo Arq. Twitter: @neo_arq)


fechar