Tpm

por Flora Paul

A designer Erika Astronauta expõe pela primeira vez o mundo de personagens que criou

“Não é bem caricatura, porque em caricatura você identifica as pessoas. É a minha visão das pessoas, e isso começou a crescer de uma forma que comecei a classificar as pessoas em grupo”, explica Erika Astronauta Ariente, sobre o mundo de personagens que criou. Vencedora com outros dois artistas, Maurício Parra e Lucas Simões, do concurso Prêmio Citi Novos Artistas 2009, a designer nunca tinha exposto suas ilustrações antes. “Uma amiga minha me passou o link do concurso, me interessei, peguei uns trabalhos prontos e mandei uma série de perfis. Eu não fiz para a exposição, mandei o que tinha”, explica.

Erika se inspira em pessoas e coisas que vê nas ruas e em viagens. Um dos grupos que criou, por exemplo, é o de pessoas cabeça-pirulito: “É impressionante como tem gente que parece um pirulito”, ri, tentando explicar. Mas a maior motivação de seus desenhos é a solidão. “Como trabalho como freelancer, fico muito sozinha e vou trazendo o que observo para dentro de casa, vou criando companhias. E crio um universo para esses personagens, faço histórias, e eles vão crescendo quase sozinhos”, conta. Por causa do mundo paralelo que criou, adotou o codinome Astronauta – “Vivo no mundo da Lua”.

“Todo mundo fala: 'Ah, eu nasci desenhando, nasci com o lápis na mão'. No meu caso isso não é verdade. Sempre quis desenhar, sempre esteve dentro de mim, mas eu fui estudar, fazer aulas e cursos para pegar técnica”, conta. Agora que tem desenvoltura, Erika, que já trabalhou com empresas de games, publicidade, direção de arte, entre outros, resolveu se focar na ilustração. Em sua primeira exposição, quer que as pessoas conheçam seu trabalho. “Acho que as artes plásticas são muito frequentes na minha vida e entrar no circuito das artes seria uma coisa legal”, deseja. Para planos futuros, algum dia, a história que cria para seus personagens pode virar livro. “Elas precisam sair da minha cabeça, senão fica muita coisa aqui dentro.”

Vai lá:
Erika Astronauta Ariente no Espaço Cultural Citi
Av. Paulista, 1111, térreo, Bela Vista, São Paulo
De 30 de novembro a 15 de janeiro de 2010
De segunda a sexta das 9h às 19h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h
Tel.: (11) 4009-3000
Entrada gratuita.
http://erika-ariente.blogspot.com/

matérias relacionadas