por Natacha Cortêz

Novo filme de Laís Bodanzky é exibido dia 13 de outubro na TV a cabo

Neste domingo, 13 de outubro, a ESPN Brasil exibe o média-metragem Mulheres Olímpicas, de Laís Bodanzky. O documentário integra o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, e nele a cineasta traça um paralelo entre a mulher na sociedade e a mulher no esporte olímpico.

A história das esportistas brasileiras nas Olimpíadas é recente. Foi em 1932, em Los Angeles, que a primeira brasileira participou de uma Olimpíada, no entanto, a primeira medalha só chegou em 1996, em Atlanta, 64 anos depois. Apenas em 2012, em Londres, que todos os países participantes tiveram representantes mulheres e foi incluído o boxe feminino.

Inscrições Edital Ano III 

O projeto Memória do Esporte Olímpico está na sua terceira edição e relembra os grandes esportistas olímpicos brasileiros. Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, é patrocinado pela PETROBRAS – faz parte do programa Petrobras Esporte e Cidadania –, ESPN Brasil e EBrasil Energia, com o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira. 

Neste terceiro ano, as inscrições serão feitas online, por meio do site do projeto (www.memoriadoesporte.org.br), até 14 de outubro de 2013. Ele será realizado em duas etapas de seleção. Na primeira, serão analisadas as propostas conforme sua relevância e aderência ao edital. Na segunda fase, os classificados concorrerão entre si em um pitching (defesa oral), feito para uma banca de profissionais que definirá os nove finalistas. Memória do Esporte Olímpico Brasileiro recebeu um total de 221 inscrições, nas duas edições anteriores do projeto.

Vai lá: Mulheres Olímpicas, de Laís Bodanzky
Quando? Domingo, 13/10, às 22h30
Onde? ESPN Brasil 

matérias relacionadas