Muita briga, com amor

por Caroline Mendes
Tpm #132

Aline e Robert Crumb lavam a roupa-suja nos seus desenhos há quatro décadas

Aline Kominsky e Robert Crumb estão juntos há 42 anos e ela garante: nunca perdeu uma briga. “Sou mais dominadora e ele é mais tranquilo, acho que por isso eu sempre ganho”, diz ela à Tpm. Não à toa, Aline é desenhada por Crumb como uma mulher enorme, com cabelos cheios e pernas grossas, o que faz o autor de Gênesis parecer bem menor – na vida real, ambos têm a mesma estatura.

Brigar e desenhar é rotina para o casal desde o início do namoro, em 1971 (época da foto ao lado). No ano seguinte, Aline, então com 24 anos, quebrou a perna e precisou fazer repouso. “Eu e Robert não tínhamos o que fazer, então desenhávamos quadrinhos sobre nós, só por diversão”, conta. A brincadeira virou a série Dirty Laundry e, em 2012, Drawn Together, uma biografia doméstica regada a infidelidades e “muito amor”.

Aos 65 anos, Aline sabe ganhar, mas também sabe ceder. “Eu ganho as brigas, mas, no final, ele sempre acaba conseguindo o que quer.”

Vai lá: Drawn Together, previsão de lançamento em 2014 pela Companhia das Letras; Essa Bunch é um amor, ed. Conrad, R$ 54; Gênesis, ed. Conrad, R$ 55; www.rcrumb.com

fechar