por Ana Martinelli

Festival de Curtas-Metragens de São Paulo acontece de 26 de agosto a 2 de setembro


Você gosta de cinema? Difícil quem não goste, mas se você não tem o hábito de frequentar os muitos festivais que acontecem em São Paulo ou ver curtas-metragens, aí vai uma dica para ver cinema de um jeito diferente: que tal trocar uma sessão normal por uma com vários filmes curtos com duração de 1 a 25 minutos?

Provavelmente, as cinéfilas e cinéfilos conhecem bem o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. A partir de sexta-feira (26 de agosto) até 2 de setembro, serão exibidos mais de 400 curtas, espalhados por nove salas de cinemas da cidade. E o melhor, toda programação é gratuita.

A cada nova edição, o Festival de Curtas, que já está na 22ª, destaca alguns temas e esse ano não poderia ter mais a nossa cara. A retrospectiva Feminino Plural traz uma seleção de filmes dirigidos por mulheres. O programa reúne 44 curtas entre nacionais e internacionais e contempla a diversidade de assuntos e olhares. Entre as diretoras estão: Vera Egito, que dirige o programa Viva Voz com a Sarah Oliveira, no Canal GNT;  Márcia Faria, editora convidada da edição de setembro da Tpm; Juliana Rojas, codiretora com Marco Dutra do longa Trabalhar Cansa que foi para o Festival de Cannes esse ano e Clarissa Campolina, codiretora de Girimunho com Helvécio Marins, longa selecionado para os festivais de Veneza e Toronto.

O nome da mostra Feminino Plural é uma homenagem ao longa-metragem 1976, de Vera de Figueiredo, considerado o primeiro filme feminista da América Latina. Para comemorar os 35 anos do filme, haverá uma exibição paralela ao Festival na Cinemateca Brasileira com a presença da diretora, seguido por um debate, no domingo (28 de agosto), às 18h, na Sala Petrobrás.

Outro destaque desta edição é o mundo da moda dentro e fora das passarelas, já que cada vez mais estilistas e marcas renomadas têm investido no audiovisual indo além do tradicional registro dos desfiles. Parte desta produção recente pode ser vista na programação internacional que inclui  filmes exibidos na mostra Out of Fashion do Festival Internacional de Roterdã.  A programação nacional, denominada Curta Moda Brasil, traz 20 curtas criados por nomes importantes ligados à moda e também o Fause em Curtas, que é uma parceria do estilista Fause Haten com o diretor Haley Rembrandt que deu origem a quatro curtas que serão exibidos paralelamente à exposição que celebra a carreira do artista. As fashionistas podem participar do debate com o estilista, no MIS (Museu da Imagem e do Som), na quarta-feira (31 de agosto), às 17h.

Animada para a maratona? Veja a programação completa no site oficial do evento: Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

Vai lá: 22ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
Quando: de 26 de agosto a 2 de setembro
Para saber os horários da apresentação dos Curtas, fique de olho na programação oficial do evento.
Onde: CINEMATECA BNDES - Largo Senador Raul Cardoso, 207
CINEMATECA PETROBRAS - Largo Senador Raul Cardoso, 207
CINESESC - Rua Augusta, 2075
MIS - Av. Europa, 158
CCSP - Rua Vergueiro, 1800
ESPAÇO UNIBANCO DE CINEMA - Rua Augusta, 1470
CINE OLIDO - Av. São João, 473

matérias relacionadas