Manifesto antiantiaging

por Nina Lemos
Tpm #125

Não dá para ser contra a idade, nem contra a velhice, nem contra a passagem do tempo

Que tal testar uma vacina anti-idade? É fácil. É só tomar uma picada uma vez por ano. Os médicos sérios não recomendam, mas, enfim, por que não tentar? Não é preciso nem ir tão longe ou ser tão louca. Basta entrar em uma farmácia e ir até a prateleira maravilhosa de cosméticos. Ali você vai encontrar centenas de produtos ANTIAGING. Ou antiage. Ou anti-idade.

Antes de tudo, nada contra os cremes. Pelo contrário. Usamos vários deles e queremos ter a pele legal, sim. Agora, atenção para o nome que é usado para que eles sejam vendidos. Gente, é simples. “Anti” é a mesma coisa, gramaticalmente falando, que “contra”, e você simplesmente não pode ser CONTRA A IDADE. Ou CONTRA O ENVELHECIMENTO.

Isso seria o mesmo que ser contra o céu, contra a luz, contra as estrelas. Ou contra o verão. E, claro, contra a morte. Dá para ser contra o sistema, contra as injustiças, contra o machismo, contra muita coisa. Mas esse papo de ser contra a idade é uma roubada, inclusive porque essa briga você vai perder... Ela vai vir para todos, a não ser que a pessoa morra antes, o que é horrível, porque nada pode ser mais triste do que morrer jovem.

Você pode se revoltar, gritar, chorar. Mas a idade vai chegar, sim. E um dia você vai ficar velho, e um dia – olha que estranho – você vai morrer. E não há nada, mas nada mesmo, que você possa fazer a respeito disso.

Daqui a pouco vão lançar os produtos anti-death, que logo serão traduzidos para antimorte. Freud e os deuses se revoltam no túmulo. E, de novo, repetimos, o creme pode ser antissinais, antirrugas, antiflacidez. Agora, querer NÃO TER IDADE ou NÃO ENVELHECER é viagem, amor, viagem. Viagem de maluco de hospício.

Não se sabe exatamente quando a praga do antiaging começou. Fato: desde 1996 existe nos EUA uma academia de medicina antiaging. Em 2011, 25 mil médicos estavam cadastrados para atuar nessa área. De novo, não dá para ser contra o envelhecimento. Mas, se você quiser levar a sério essa história, bem, faça passeatas, ocupe praças, peça aos deuses. Perca a vida tentando não morrer e não envelhecer. Como isso nunca vai acontecer, a Tpm oferece para você este Badulaque antiantiaging para evitar o desperdício de tempo e energia. Aproveite.

PS: E por que tantos nomes em inglês? Para piorar, envelhecimento no Brasil virou aging. Daqui a pouco velho vai ser chamado de older. Não duvidamos.

fechar