por Daniel Balaban
Tpm #84

Comece o ano registrando tudo no seu orçamento mensal


Se você não tem nenhum problema com dinheiro, consegue poupar pelo menos 10% de seus recebimentos e ainda sobra uma grana para realizar seus sonhos, não precisa continuar lendo este texto. Do contrário, aqui vão algumas dicas para melhorar a relação com o seu bolso em 2009:

1. Faça um orçamento mensal. Com ele você pode visualizar para onde está indo seu dinheiro e direcioná-lo para aquilo que realmente quer. Sem um orçamento é provável que continue na situação atual.

2. Uma boa forma de iniciar é controlar o extrato de seu banco e copiá-lo para uma planilha de Excel.

3. Tome conta dos pequenos gastos que se esvaem por entre os dedos, como aquele pão de queijo no café
da manhã, o troco para o guardador de carros etc.

4. Se os seus gastos forem maiores que suas receitas, você provavelmente está confundindo o “quero” com o “preciso”. Atenção aos itens desnecessários e supérfluos.

5. Compre produtos usados, venda coisas que não usa, pesquise na internet os melhores preços, use os sites www.buscape.com.br e www.mercadolivre.com.br a seu favor.

6. Ao comprar bens de maior valor, como um carro ou a casa própria, em que você assume compromissos de longo prazo, lembre-se de verificar se é capaz de arcar com o custo extra mensal que essas compras acarretam.

7. Depois de alguns meses que você conseguir fazero seu orçamento, o processo torna-se quase automático. Não vai ser preciso gastar tanto tempo com ele.

8. Os objetivos do orçamento são que você consiga cortar despesas desnecessárias e crie um fundo de emergência com, no mínimo, um ano de despesas para eventualidades. E ainda poupe pelo menos 10% de sua renda para os sonhos de longo prazo, além de manter uma folga de 10% para realizar os projetos imediatos.

Daniel Balaban, 34, é economista, tem dois filhos e esposa, e está aqui para te ajudar nas finanças de cada mês

matérias relacionadas