Logo Trip

Garoto prendado

Nina Lemos intimou um colega de trabalho a fazer um curso de culinária para homens

Garoto prendado

Por Cirilo Dias TPM #81

em 17 de março de 2009

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Na edição passada, Nina Lemos se jogou num curso de culinária para quem não sabe cozinhar. Agora, intimou um colega de trabalho de 25 anos, que mora sozinho e é viciado em tecnologia, a fazer um curso de culinária para homens solteiros que não sabem… E não é que ele aprendeu a escolher peixes e a picar temperos feito ninja?

“Cirilo, vem aqui! Não precisa ter medo.” Foi com essa frase que fui intimado por Nina Lemos a aceitar o desafio de “virar um ho­mem solteiro sofisticado”. Diante da bancada feminina da Tpm, que esperava ansiosamente pela minha resposta, topei fre­qüen­tar uma aula no Madame Aubergine Atelier Escola de Co­zi­nha, em São Paulo. Além de me intimar, a editora desta seção ain­da me fez prometer que, depois, faria um jantar para as ga­ro­tas da Redação para mostrar o que aprendi.

O curso, pensado inicialmente para homens solteiros, existe há dois anos, e a proposta original acabou desvirtuada, por culpa das mulheres que, acometidas pela sede de independência, cres­ce­ram sem saber fritar um ovo e agora correm atrás do pre­juízo. Conclusão: uma turma de dez pessoas, sen­­do quatro ho­mens e seis mulheres, com uma média de idade de 25 anos, se­den­­tas por suprir essa necessidade culinária. Mas, como a inten­ção era fazer a minha pessoa solteira adquirir al­gu­mas ha­bi­li­da­des gastro­nô­mi­cas para impressionar as mulheres, me con­cen­trei na cozinha e nas receitas minis­tradas pelo chef Vi­tor Delga­do.

Além do omelete
De cara, pergunto às companheiras de curso o mo­ti­vo de elas estarem na aula, e minha resposta vem em for­ma de uma inti­ma­da: “Por que você está aqui?”. En­cur­ra­la­do e en­vergonhado, con­fes­so: “Para ex­pan­dir meus conhe­ci­men­tos além do ome­­lete”.

A aula começa, e a combinação de in­gre­­dientes como shitakes, vôngoles e mas­­­­­­­­carpones é ensinada sem segredo. Um dos alunos, que ia pela quarta vez, sol­tava sus­piros e brilhos dos olhos a cada com­bi­na­ção. Eu, ligeira­mente embria­gado pelo vi­­nho ser­vi­do, me concentrava em anotar os deta­lhes, como, por exemplo, sa­ber es­co­­lher um peixe e téc­nicas nin­jas de pi­car tem­peros. Após duas ho­ras e meia de co­mi­lan­ça, de­vol­vo o de­sa­fio à Re­da­­ção da Tpm: expe­ri­­mentar o ban­quete de cogu­me­los com quei­­jo de ca­bra, peixe em cros­ta, linguine com vôn­go­le e fru­tas as­­sa­das com creme de mas­carpone. Com direito a cafezinho com gotinhas de bau­ni­lha!

Vai lá: Madame Aubergine Atelier Escola de Co­­zi­nha ­­– r. Carla, 25, Itaim Bibi, (11) 3168-7389. R$ 134 reais por aula.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon