As donas da bola

por Ana Luisa Abdalla
Tpm #154

Exposição no Museu do Futebol em São Paulo conta a história das mulheres nos gramados

O Brasil parou para acompanhar a Copa do Mundo no ano passado, mas pouca gente sabe que este mês acontece a versão feminina do campeonato mundial de futebol, no Canadá. Para dar maior visibilidade às mulheres que vestem a chuteira, o Museu do Futebol, em São Paulo, abriu uma exposição voltada especialmente para elas.

Além disso, numa sala fixa do museu dedicada aos ídolos da história do futebol brasileiro, as jogadoras Marta e Formiga se tornaram as primeiras mulheres a fazer parte desse panteão, ao lado de nomes como Pelé e Garrincha. “Marta foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo e é mais do que uma prova da importância que a mulher conquistou nos gramados”, afirma Aira Bonfim,pesquisadora do Núcleo de Documentação, Pesquisa e Exposições do museu.

A trajetória dos primeiros times femininos no Brasil e um perfil de Léa Campos, a primeira árbitra da Fifa, estão entre os destaques da mostra, que fica em cartaz até o dia 30 de dezembro.

Vai lá: Visibilidade para o futebol feminino – Pça. Charles Miller, s/n – Estádio do Pacaembu, São Paulo, SP. Das 9h às 17h. Entrada: R$ 6 (inteira), R$ 3 (meia) e de graça aos sábados.

fechar