Exposição de Vivian Maier: a vida secreta da babá
Mostra no MIS traz 101 imagens feitas pela fotógrafa americana nos anos 60 e 70
Registro feito por Vivian Maier na rua / Créditos: Vivian Maier
Por Bruna Barone
em 13 de maio de 2015
Nascida em Nova York em 1926, Vivian Maier trabalhou como babá por 40 anos. Nas horas de folga, passeava pelas ruas e fotografava o cotidiano de mulheres, crianças e quem mais passasse por sua frente. Fez mais de 100 mil imagens de sua cidade natal, Los Angeles e Chicago nos anos 60 e 70. Mas foi apenas em 2007, dois anos antes de Vivian morrer, que sua obra foi descoberta e revelada para o mundo pelo corretor de imóveis e historiador John Maloof.
Uma seleção de 101 de suas fotografias pode ser vista no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, além de nove filmes gravados em super-8mm. “São retratos potentes e audaciosos. Vivian ia além das regras de cortesia e é por conta dessa ousadia que temos imagens tão densas”, afirma a curadora da exposição, Anne Morin. No local, há uma mostra paralela com 60 propagandas e cartazes voltados para o público feminino da época em que a babá fotografava. “Será como mergulhar no mundo dessa mulher”, diz Rui Piranda, curador de A propaganda no tempo de Vivian Maier.
Vai lá: O mundo revelado de Vivian Maier e A propaganda no tempo de Vivian Maier. Até 14/6. De terça a sábado, das 12h às 21h e domingos e feriados, das 11h às 20h, no MIS. Av. Europa, 158, São Paulo,SP. R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS