por Layse Moraes

Ao reunir dedicatórias, Tumblr deixa a gente imaginar as histórias que se escondem por trás delas

Ganhar um livro de presente é sempre ótimo, mas ganhar um livro com uma dedicatória é mil vezes mais bacana. Nada melhor do que encontrar esses pequenos escritos íntimos dedicados a você antes de começar uma leitura, né? As dedicatórias são como uma história a parte, uma narrativa que se desdobra, ganha ou perde sentido com o passar do tempo, com o envelhecer das páginas. E, colocando a egotrip de lado, não é só quando as palavras são dedicadas a nós que tudo faz sentido. Ler dedicatórias de estranhos acaba sendo uma atividade viciante que faz a gente imaginar continuações e desfechos.

Para quem gostou da ideia, o tumblr Eu Te Dedico deixa a gente ser voyeur da dedicatória alheia e até mandar as nossas, se quisermos. O resultado: declarações de amor efusivas ou tímidas, recados para si mesmo, demonstrações de afeto, palavras tímidas, confissão de paixão intensa no início de um livro comprado em sebo (a paixão não deve ter dado muito certo...), pedidos de casamento, verso livre, prosa do coração e o vício incontrolável de ver páginas e mais páginas por horas a fio. 

Pra quem não aguenta a curiosidade, há no fim de cada post uma explicação do contexto em que cada coisa foi escrita. Dá até vontade de fuçar na estante para reler as dedicatórias recebidas...

Vai lá: Eu te dedico http://eutededico.tumblr.com

(*) Layse Moraes é uma jornalista apaixonada por livros e mantém o blog Coração Nonsense

fechar