Esquenta Pina 3D

por Marcela Paes

Perguntamos a cinco bailarinas da SPCD quais são os seus filmes de dança preferidos

"Em vez da butique do desespero que seus supostos admiradores brasileiros anunciavam, encontrei uma
força viva, uma inspiração genuína que funcionava em mim como se eu estivesse recebendo pela primeira
vez (e ao mesmo tempo) os contos de Clarice Lispector e o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band." A frase de Caetano Veloso sobre a coreógrafa Pina Bausch é, sem dúvida, a observação de um fã, mas se  impressionar com a força da dança da alemã não é privilégio de quem já conhece seu trabalho.

Admirada por muitos, a obra da bailarina estará mais acessível a partir do dia 23 deste mês, quando estreia nas salas de todo o Brasil o documentário em 3D Pina, dirigido pelo alemão Wim Wenders.

Amigo e também fã da coreógrafa, Wenders já pensava no documentário antes da morte de Pina, em 2009, e demorou um ano para completar as filmagens do projeto. Além das impressionantes cenas de dança filmadas em teatros e nas ruas de Wuppertal - cidade onde a coreógrafa viveu a maior parte de sua vida -  outro atrativo do filme são os depoimentos dos bailarinos do grupo Tanztheater Wuppertal. Emocionantes e ao mesmo tempo concisos, os relatos revelam detalhes desconhecidos sobre a personalidade de Pina.

Para deixarmos todo mundo mais familiarizado com o tema e preparado para Pina, perguntamos às bailarinas da São Paulo Companhia de Dança quais são os filmes ou documentários de dança indispensáveis para quem se interessa pelo assunto.

Vai lá: Pina em 3D
Quando: Pré-estreia de 16 a 22 de março e estreia dia 23 de março
Onde: Principais cinemas (lista no site do filme)
www.pina3d.com.br

Veja abaixo o trailer do filme:

 

E abaixo, trailers dos filmes indicados pelas bailarinas:

 

 

 

 

 

fechar