Como se tornar um idiota

por Nina Lemos
Tpm #103

Manual escrito por garoto de 21 anos tenta ensinar jovens a serem populares

 

Manual escrito por garoto de 21 anos tenta ensinar jovens a “serem populares” na vida real e virtual com conselhos como: “Em uma festa, fique perto do fotógrafo”. Não caia nessa, vá ler Machado de Assis!

Nada pode ser tão idiota como as pessoas acharem que o mundo se divide entre losers (perdedores) e winners (vencedores). Pior que isso só a noção de que as pessoas precisam ser “populares”. Bem, essa praga de busca pela popularidade invadiu nossas terras faz tempo. E não é que demos de cara com um livro chamado Como Se Tornar Popular – Um Guia para a Galera Marcar Presença no Mundo Real e Virtual. A obra foi escrita por um menino de 21 anos, Felipe Xafranski, que, segundo a orelha do livro, “tem um reconhecido trabalho musical... E, além da música, foi por meio de sites de relacionamentos que conseguiu uma grande popularidade entre o público jovem.” Meda.

O que o “gênio da popularidade” tem para nos dizer? Pérolas do estilo: “Quem quer ser popular tem que se esforçar para ficar bem na fita com todo mundo, fazendo parte da vida social e esportiva na escola, no trabalho, no bairro, na sua cidade, no mundo (viva a internet!)”. Ou seja, se algum leitor levar esse conselho absurdo a sério vai sair fazendo um monte de coisa que não quer por causa da tal popularidade.

Mas isso é fichinha perto de outras pérolas do livro. Felipe escreve, por exemplo, que em uma festa a pessoa deve ficar bem perto do fotógrafo. Se estiver em um evento social onde haja imprensa, tem que se esforçar para sair de papagaio de pirata. Aparecer e ser fotografado é muito importante.

Ah, outra coisa que os candidatos à popularidade devem fazer é cuidar bem de sua imagem em redes sociais, claro. Isso inclui ter uma foto de perfil sorrindo e fotos bacanas no álbum do Facebook. Além de um mínimo de 700 amigos.

Se fosse um livro de humor, tudo bem. Mas não é. O autor está falando sério. Esperamos do fundo do coração que os leitores não façam o mesmo. Adolescentes do nosso Brasil, não caiam nessa. Preocupadas, queimamos esse livro. E fomos ler Fernando Pessoa.

Não vai lá:
Como Se Tornar Popular, Felipe Xafranski, editora Matrix

fechar