por Natacha Cortêz

Revista online leva seu conteúdo para o papel e lança seu primeiro livro

O livro Amor: Pequenas Estórias é a estreia da revista virtual Confeitaria Mag no papel. A publicação independente, formada por um coletivo de escritores e ilustradores, com coordenação de Fabiane Secches e edição de arte de Thiago Thomé, comemora seu primeiro aniversário convidando cada um de seus autores a falar de amor em até 800 caracteres.

O resultado são ensaios, contos, crônicas, poemas, ilustrações e diferentes pontos de vista sobre o tema. Quanto aos autores, mais de 40 amigos talentosos e cheios de boas ideias formam o grupo. Conversamos com Fabiane sobre a novidade, que tem lançamento dia 14 de fevereiro na capital paulista.

Tpm. Quantos autores e quantos ilustradores participaram do projeto? Aliás, quantos textos traz o livro?
Fabiane. São 40 histórias ilustradas. Alguns autores multi talentosos também ilustraram seus próprios textos. Nos outros casos, os ilustradores convidados receberam os textos e tiveram liberdade pra criar uma ilustração que fosse a sua leitura da história. O número de autores dos textos e dos ilustradores se sobrepõe - como alguns autores tbm são ilustradores, estariam nas 2 listas. Por isso, e também porque acreditamos que ambos são autores do livro, optamos por reunir todos em uma mesma categoria, com o mesmo peso. Talvez o mais legal seja contar que são cerca de 40 histórias de amor, todas ilustradas, algumas vezes pelo próprio autor, outras por ilustradores convidados da Confeitaria (como Arthur Daraujo, Magenta King, Juliana Vomero, Renata Miwa, Fernando Weno, Bruno Nunes, Carol Rocha, Fabio Gava, etc). Alguns ilustraram apenas um, outros ilustraram dois ou até três.

Por que amor? A ideia era ter uma coletânea: diferentes formatos e olhares, vivências e percepções - ainda que o tema fosse o mesmo para todos. Essa ideia de diversidade sempre fez parte da Confeitaria e a gente queria que estivesse presente no livro também. Para isso, escolhemos o amor porque é o mais antigo - embora também o mais atual - dos temas. Desde sempre, inspirou a literatura e a arte. E continua inspirando. Mas não se trata de um livro (apenas) sobre o amor romântico: todas as formas e histórias de amor foram bem-vindas. 

Como surgiu a vontade de levar a Confeitaria para o impresso? E por que o formato livro? Essa vontade sempre existiu, desde que criamos o site. Sempre tivemos planos de projetos especiais da Confeitaria em outros formatos. A gente nunca quis se definir por uma forma: site, blog, redes sociais, livro, revista impressa. A gente sempre quis se definir pela ideia, pela motivação. Então o livro é um dos caminhos que a gente escolheu explorar, entre tantos outros. 

"Em até 800 caracteres". Existe uma razão pra escolher contar "pequenas estórias"? Tem uma paráfrase de Muriel Rukeyser que está na apresentação do livro e diz assim: "O mundo não é feito de átomos. É feito de pequenas estórias". Quando a gente pensa em amor, às vezes, pensa de maneira megalomaníaca. Mas são algumas dessas pequenas estórias (ou histórias) que a gente gostaria de contar.

Como são escolhidos os autores da Confeitaria? Por que eles? E o que eles têm em comum? Alguns são amigos que gostam de escrever, e que fazem isso com amor e implicação. Outros são autores que a gente antes conheceu o texto, acreditou e quis trazer para perto. Cada leitor pode se identificar sinceramente com um e não gostar nada de outro. A ideia da Confeitaria sempre foi construir um espaço plural e democrático. Entre nomes já consagrados e talentos quase desconhecidos, hoje somos um coletivo de mais de quarenta autores. O que eles têm em comum talvez seja especialmente o interesse em contar histórias e a generosidade de dividir isso com a gente.

Ilustrar os textos é uma das características das leituras da revista na internet. Como as ilustrações vão funcionar no livro? A gente tem uma relação de amor com a palavra, mas nunca deixou de flertar com a imagem. Especialmente a imagem como representação. Imagens também contam histórias - muitas vezes, com mais habilidade. A gente sabe que as palavras, lindas como podem ser, também são falhas, escorregadias e insuficientes. Desde o começo, mas cada vez mais, temos uma atenção especial com as imagens que escolhemos para ilustrar os textos no site da Confeitaria. Então a gente quis trazer essa característica editorial também para o livro. 

Vai lá: lançamento de Amor: pequenas estórias
Quando? 14/02/2014, a partir das 19h
Onde? Casa Prólogo: Rua Bahia, 1282, Higienópolis, São Paulo, SP
Pré-venda: 20 primeiros exemplares numerados via Instagram @confeitariamag (através da ferramenta @oarco | http://arco.vc), a partir de 20/01. No site da Confeitaria, a partir de 30/01, http://confeitariamag.com

fechar