A volta dos mortos-vivos

Diana Assennato
Natasha Madov

por Diana Assennato
Natasha Madov
Tpm #155

Antigamente o tempo se encarregava de curar as dores de amores; hoje as redes sociais tornam a tarefa quase impossível. Mas a tecnologia pode te ajudar

Ao contrário da história, a internet faz um péssimo trabalho para ajudar a esquecer pessoas. Na verdade, quanto mais tempo passa, mais ela nos faz lembrar. Na época em que a nossa timeline cabia em um diário com cadeado, um coração partido se curava com chocolate, amigos e tempo. O tempo, esse magnânimo, levava todos os cadáveres para longe, e ali eles ficavam. Que saudades. Hoje a internet é um Walking Dead com 2,94 bilhões de zumbis.

Encontrar o amor na web pode ser difícil, mas se livrar de um é ainda pior. Seja você o pé ou a bunda, o tecido digital das nossas vidas faz com que seja cada vez mais difícil deixar o tempo ajudar o que ele faz de melhor: esquecer. Grande parte do esforço na ciência da computação é descobrir formas mais rápidas, baratas e simples de automatizar processos e armazenar informações. Isso significa que cada vez mais as nossas memórias guardadas em forma de dados (e em quantidades inimagináveis) passeiam pela rede como carrinhos de bate-bate.

Você pode bloquear uma pessoa da sua rede social, mas isso não significa que ela deixou de ter vida lá dentro. Pra desespero dos nossos corações, os algoritmos (a sequência de instruções que nos levam de cá pra lá na internet) estão cada vez mais inteligentes e as conexões, assustadoras. É tipo A volta dos mortos-vivos todinha: fulano vai comparecer ao lançamento do livro genial do seu ex-gato e inteligente, aquela periguete que você sempre odiou fez check-in no restaurante hypado do seu ex-namorado, sua colega da ioga foi marcada na foto do batizado dos gêmeos do seu ex-marido com a personal trainer… Isso sem contar os estragos que a nossa própria natureza stalker causa madrugadas adentro. Esse constante remexer em escombros é tóxico, mas é claro que a tecnologia pode ajudar.

DrunkMode
Antes de cair na noite você seleciona quais são os contatos que você quer proteger de você mesma ao longo da escalada alcoólica. Você pode escolher o tempo do bloqueio (de até 12 horas) e, se mesmo assim cair em tentação, o app só irá destravar os contatos se você resolver uma equação matemática. Outra função fofa: ele lembra você do seu trajeto na noite anterior (função “migalha de pão”).

BlockYourEx
Este é um plugin que funciona no Firefox, Google Chrome e Safari como um guardião. Você diz quais perfis sociais do seu ex você quer evitar, dá o nome completo da persona non grata e o app esconde essa vidinha digital de você. blockyourex.com

Cloak
Um aplicativo que usa a sua geolocalização para avisar você sobre os perigos do mundo off-line. Ele cruza os dados de Foursquare e Instagram para alertar quando aquela pessoa estiver perto demais.

fechar