por Isabelle Doudou
Tpm #82

Conheça a personalidade e o gosto de Danielle Dahoui no seu charmoso apartamento

 
Em seus restaurantes, ela faz acontecer. Na sua casa, abusa de cores, sabores e brinquedos. Conheça a personalidade e o gosto de Danielle Dahoui no seu charmoso apartamento

"Preciso de um apartamento grande!” Esse foi o pensamento da restauratrice Danielle Dahoui, 40, quando sua barriga começou a crescer, quatro anos atrás. Para a pernambucana criada no Rio de Janeiro, essa seria uma mudança e tanto. Filha de diplomata francês e jornalista paulista, neta de italianos, ela sempre viveu solta por aí. Quando engravidou, passava parte do mês em um pequeno apartamento em São Paulo e outra em um quarto de hotel no Rio – se não estava no exterior.

Nessa época, Danielle era sócia dos badalados Bar D’Hôtel e do Café Bar D’Hôtel, que ajudou a criar no hotel Marina All Suites, no Leblon. Foi aos sete meses de gravidez que ela pôde parar um pouco e procurar sua nova morada.“Me concentrei e pensei: hoje vou encontrar minha casa nova!” No primeiro apartamento que visitou, num bairro central de São Paulo, já decidiu fazer seu ninho,para espanto total do corretor.“Nem quis ver os outros, ele era perfeito, grande e tive a nítida sensação de ser acolhida ali.”

O apartamento de 280 metros quadrados, superamplo, estava fechado havia mais de três anos, um pouco detonado e meio triste, mas nada que uma boa mão de tinta não recuperasse.A cozinha, marrom e dourada, ficou branquinha e iluminada. E as paredes, amareladas, ganharam as mais variadas cores.

Tem alguém aí?
Logo após a mudança, Danielle começou a sentir uma presença estranha no ar. Resolveu então ir atrás do porteiro, do zelador e dos vizinhos para saber quem morou lá antes dela. Descobriu que uma senhorinha viveu por muitos anos ali e morreu no apartamento. Chamou um radiestesista e ele disse que havia um espírito de uma velhinha, sem que ela mencionasse nada.“Me arrepiei inteira,  fiquei até preocupada, pensando se faria mal para a minha filha, mas ele disse que o espírito estava feliz. Por isso o apartamento ficou tanto tempo sem ninguém! Acho que ela estava escolhendo quem podia morar na sua casa, e aceitou uma grávida, com uma vida nova que estava chegando... Depois que a Noáh nasceu, nunca mais senti nada, ela foi embora.”

Quatro anos depois da mudança, o apartamento, que mistura objetos de decoração, obras de arte e brinquedos na mesma proporção – e com a mesma importância –, reflete a Dahoui de hoje: uma profissional de talentos múltiplos, que abriu espaço para a criança que chegou de uma maneira tão verdadeira que é difícil imaginá-la antes de Noáh, agora com 3 anos.

Hoje, a expert em restaurantes toca o Ruella, tradicional bistrozinho na Vila Olímpia, e o À Côté Bar Bistrô, nos Jardins, ambos em São Paulo – conquistas que vieram depois de 18 anos imersa em cursos e comidas francesas.Ao longo desse tempo, Danielle passou pelas mais diversas áreas de vários bistrôs, por isso, muito mais que chef, ela é uma pessoa que faz um restaurante acontecer.

A casa, a filha e o tempo, tudo aponta para certo aquietamento. Algo que não significa menos projetos ou menos trabalho, ao contrário, um eixo mais bem definido, que dá sentido e foco a todas as suas crias.

Veja a galeria aqui

fechar