Não seria tão mais legal se cada um soubesse o que é melhor pra si mesmo? Sem meter o bedelho no sexo alheio, na bebedeira alheia e no corpo alheio?
Vigília. Essa é a palavra que resume a semana no quesito polêmicas na internet. Não foram poucas, mas algumas chamaram mais a nossa atenção. A primeira de todas nunca poderia passar despercebida, é a campanha do Ministério da Justiça no Facebook #BebeuPerdeu, que dizia: "Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo". Na foto, três garotas se comunicando com seus celulares.
É, dizia, porque a página resolveu apagar o post depois de toda a polêmica que gerou. Não é pra menos, já que só garotas ilustram uma campanha contra o álcool em que o objetivo é fazer a pessoa que vai beber ter vergonha do que vai acontecer depois. "Ela [a campanha] tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher."
A gente sabe que garotas devem beber quando quiserem, sem medo de pagar mico porque, como mitou Letícia Sabatella no ano passado, o bom da vida é se divertir. O grande problema é que muitos homens (e mulheres também) culpabilizam garotas que bebem e são abusadas sexualmente — e não, não é mentira. A culpa é da vítima? Não, nunca é! A gente precisa parar com essa mania infeliz. E a Tpm acha mais é que quem quiser beber e se divertir, deve fazer isso. Pagar mico? Acontece. Os amigos vão lembrar? Talvez. E, se não for nada grave, todos vão rir juntos.
Outra polêmica é sobre as olheiras da participante do BBB15, Amanda (que acabou de ser líder). Na frente das câmeras, a "sister" não ousa aparecer sem corretivos, que aplica logo que acorda. Pronto! já foi motivo para fazerem vigília da beleza alheia. Até sua mãe se irritou, e disse que enquanto algumas garotas têm celulite, sua filha tem olheiras. Foi um dois pra surgirem tutoriais para esconder olheiras como as de Amanda. Mas vem cá, olheiras, celulite ou estrias... Quem se importa? Se é algo que não afeta a vida pessoal de cada pessoa, ninguém tem na-da a ver com isso. A própria participante do reality show disse odiar se maquiar.
Por fim, o que dividiu opiniões na internet foi a criação de uma camisinha com design especialmente feminino. Repara no nome: Lovability Condoms. Já deu pra imaginar a embalagem? Cheia de coraçõezinhos, estrelinhas, brilhinhos e o que mais puder ser no diminutivo. O propósito é que seja confundida com um item de maquiagem caso seja vista na bolsa de alguma garota, ou na cestinha de farmácia antes de passar no caixa. Já que... garotas sentem (ou deveriam sentir?) vergonha e desconforto ao carregar as camisinhas masculinas consigo mesmas.
Que é uma maravilha o produto ser inteiro fabricado com latex natural e não ter aditivos químicos que, entre alergias e outras coisas, tem um cheiro característico, isso é. Mas epa! O que você tem a ver com o sexo alheio e com a camisinha na bolsa alheia? Na-da. De novo nada. E por que mesmo uma camisinha precisa ter itens amorosos e um nome que começa com love? Mulher só faz sexo com o namorado e com amor? Precisamos ter vergonha de carregar camisinhas na bolsa?
Ah, a vigília... Que tanto ocupa nossos dias a todo instante! Não seria tão mais legal se cada um soubesse o que é melhor pra si mesmo? Sem meter o bedelho no sexo alheio, na bebedeira alheia e no corpo alheio?
Só não pode esquecer que sexo sem consentimento é crime, uma violência injustificável. E a culpa não é e nunca vai ser de quem bebeu demais, de quem estava de saia curta, ou de quem carregava uma camisinha na bolsa. Por isso nem vamos discutir o "beijo forçado no carnaval deve ser proibido?". ;)