Artistas ocupam um hotel no centro de SP para criar obras multimídia inspiradas na cidade
Dificilmente alguém que mora em São Paulo nunca ouviu falar de Ramos de Azevedo. O arquiteto teve seu nome emprestado a uma praça, localizada no centro histórico da cidade, que é, no mínimo, conhecida pelos diversos ônibus Praça Ramos que passam por toda a cidade rumo ao destino. Mas não é todo mundo que tem intimidade com o centro. E o evento Red Bull House of Art é um bom motivo para mudar esse quadro.
No projeto, dez artistas ocupam durante 30 dias o desativado hotel Central, projetado por Ramos. Cada um terá seu ateliê próprio para criar inspirado pela cidade. “A ideia é linda. São Paulo está revendo seus espaços abandonados e acho bem interessante a chance de podermos usá-los”, explicou Alessandra Cestac, uma das artistas brasileiras que participam do evento, ao site da Tpm. “O hotel feito pelo Ramos de Azevedo é maravilhoso e destaca a possibilidade de vivermos outras realidades. Ainda não sabemos o que vamos criar. A proposta é que a gente conheça o lugar e, a partir da vivência, comece a desenvolver trabalhos."
Além de Alessandra, Cláudio Bueno, Rodrigo Garcia Dutra e Regina Parra representam o Brasil. O line-up conta, ainda, com o sul-africano Zander Blom, o japonês Hiraku Suzuki, o alemão El Bocho, a argentina Gabriela Golder, o português Rui Gato e o norte-americano Grant Davis. “Como são vários ateliês, dá para ver como os outros artistas trabalham, entendê-los. Tem pessoal de vídeo, de foto, de desenho, linguagens que com certeza possibilitam desenvolvermos projetos juntos”, conta ela, que faz fotografia, street art e performances. “Eu sempre trabalho com a questão da intimidade. E um hotel é um lugar que tem muitas histórias. Vou transformar meu quarto e tentar desenvolver essa questão”, planeja.
A ocupação começa com uma exposição que apresenta trabalhos antigos de cada participante. No fim do período, acontece uma nova mostra, com os resultados do projeto.
Vai lá:
Red Bull House of Art no hotel Central
Av. São João, 288, centro, São Paulo, SP
Primeira exposição: de 11 de novembro a 22 de novembro
Segunda exposição: de 5 a 13 de dezembro
De terça a sexta, das 12h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca
www.redbull.com.br