por Veri Bressane
Tpm #134

Não basta ter coragem: é preciso planejar!

Mesmo para quem já pratica esportes, a iniciação nesta modalidade prova que não basta ter coragem: é preciso planejar!

Acabo de descobrir que o snowboard é apaixonante. Estive na estação do Valle Nevado, no Chile, e adorei aprender essa modalidade. Mas aviso: não achei tão fácil. Todos dizem que o snowboard é difícil de aprender, mas que a evolução é mais rápida – ao contrário do esqui, que tem fácil aprendizagem, mas a evolução requer muita técnica, mais tempo e dedicação. Uma dica do diretor-geral do Valle, Ricardo Margulis, é experimentar o esqui após dois dias de aulas de snowboard: você vai entender melhor alguns movimentos mais complexos.

Não é só com os movimentos e o monte de roupas e acessórios que temos de nos acostumar. Até a pele sente as mudanças de altitude, temperatura e oxigenação. Para começar, depois de resolver hotel e transfer, aconselho reservar pelo menos 4 horas de aula. E programar a viagem com amigos que tenham mais prática, assim você terá orientações o tempo todo. Se não der, nada de pânico: é possível se inteirar e pegar dicas com quem já teve a experiência.

Aqui vão minhas dicas:

• Faça seguro de viagem. Mas atenção: certas empresas não cobrem esportes radicais.

• O Valle Nevado fica a 46 quilômetros de Santiago. O tempo da viagem depende de nevascas e quantidade de carros. A Cordilheira é deslumbrante. Desfrute os 3.000 metros de subida.

• Para subir dirigindo, tem que conhecer muito bem a estrada, colocar correntes nas rodas nos momentos certos etc. Ou seja: vale a pena pagar o transfer!

• Antes de subir a montanha, abasteça-se: lá em cima tudo é mais caro. Garanta numa locadora: prancha, roupas de neve, bota, capacete, máscara, luvas e bundeira... isso mesmo, proteção pro seu cóccix.

• Priorize também água, isotônicos, hidratante labial e manteiga corporal, ambos com protetor UVB. E um frasco de soro para lavar os olhos e umedecer o nariz à noite.

• Pela manhã, coloque roupas térmicas por baixo. Uma boa palmilha na sua bota de snow garante dedos quentes. Não use mais de uma meia-calça, pois você vai suar. Uma legging grossa é melhor. E duas meias completam o aquecimento.

• No Valle Nevado, as pistas fecham sempre às 17 horas e são servidos um chocolate quente e uma sopa no resort.

• O medo faz parte, mas vá com fé, senão nunca evoluirá. Leva-se muitos tombos até pegar a manha do movimento e ficar mais confiante para encarar a velocidade. Sim, é um esporte de velocidade e, quanto mais rápido você for, mais facilmente aplicará o que aprendeu. Boa viagem e se joga!

*Veridiana Bressane é apresentadora, pratica esportes radicais e fundou a produtora Girls on Board.

matérias relacionadas