Pé de sapato mais antigo do mundo encontrado na Armênia poderia estar no SPFW
Depois de muito, muito tempo, o sapato mais antigo do mundo (até agora) foi encontrado numa caverna na Armênia. Datado de aproximadamente 5500 anos atrás, foi encontrado por estudiosos e arqueólogos junto com outros objetos pertencentes a Idade do Cobre.
O quase que perfeito estado de conservação do calçado pode ser explicado por basicamente duas coisas; a primeira é o fato de a sapatilha ter sido encontrada numa caverna ainda inexplorada, onde a temperatura era seca e fria, o que teria ajudado a manutenção do objeto ao longo de milênios.
O segundo, porém não menos importante fator, era uma espessa camada de esterco presente no local onde o sapato foi encontrado, e que o teria protegido de maiores estragos durante esse tempo.
O sapato é feito de uma espécie de couro com costuras em palha bastante resistente. Para um modelo antigo, é preciso admitir que ele não se distancia tanto assim das coisas que vemos hoje; parece totalmente cabível num desfile conceitual do tipo Osklen ou Maria Bonita.
Será mesmo o mais antigo do mundo?