Tpm

por Camila Eiroa

Bolivianos celebram fatura e abundância em festa típica no Memorial da América Latina dia 24

A festa boliviana Alasitas acontece no dia 24 de janeiro para celebrar o Deus da Abundância, Ekeko. Com entrada gratuita, é um dos eventos da comunidade de bolivianos em São Paulo que mais atrai interessados em sua cultura - ano passado 20 mil pessoas participaram. Esse ano a comemoração ocupa pela primeira vez o Memorial da América Latina, na Barra Funda. 

Misturando música, gastronomia e artesanato, o que mais chama a atenção são as miniaturas típicas que simbolizam os desejos para o ano que começa. São carros, casas, malas de dinheiro, aparelhos domésticos e outros bens materiais em tamanho minúsculo que passam por um ritual em que são benzidos por um padre e um feiticeiro. Esse ritual é o grande chamariz da festa, que recebe o mesmo nome dos pequenos objetos.

Programação:

10h – Abertura do evento com 50 stands de gastronomia e artesanato. Com o famoso Plato Paceño (prato com queijo frito, batatas, milho e feijão) e muito mais.

12h – Performance de Fé com o Deus da Abundância. Sincretismo religioso, benção da igreja católica e dos yatiris (feiticeiros), as alasitas. Ekeko é o patrono do evento, que trata de prosperidade, agradecimento pelas conquistas e bênçãos futuras.

15h – Música e dança. Vindo diretamente da Bolívia, o principal grupo de música folclórica: Llajtaymanta. Se apresentam também Som de Los Andes, Melodia Andina e Código G. Dançando diversos ritmos de Bolívia, os grupos Diablada 10 de Febrero, Kankuta Bolívia, Caporales San Simon os Tinkus e Morenadas.

Vai lá: Alasitas 2014
Quando? 24 de janeiro, das 10h às 20h
Onde? Praça Cívica do Memorial da América Latina // Av. Auro Soares de Moura Andrade N° 664 (Estação Barra Funda)
Quanto? Gratuito.

fechar