A moda do momento é o pastel goth. Desculpem, mas não dá para ser gótico e fofinho ao mesmo tempo!
A tendência do momento é o gótico suave. Todo mundo que já dançou olhando para a parede, que já se vestiu todo de preto nesta vida, se remexe no cemitério junto com as bandas Sisters of Mercy, Bauhaus, Siouxsie and The Banshees... Eles não mereciam isso.
Explicando: o gótico suave é a tendência de maquiagem e roupas da temporada para os adolescentes. Mas o que seria ser gótico e suave? Na gringa, a tendência é chamada pastel goth (gótico em tom pastel). Você pode passar batom preto, mas com discrição, você pode se vestir de preto, mas tem que ser fofinho.
Desculpem, mas gótico e fofinho não cabem na mesma frase! Gótico que é gótico é triste e, sim, frequenta cemitério. Todos que tiveram uma adolescência gótica já passaram por isso. “Sim, eu fui gótica do Madame Satã e pulava o portão do cemitério de noite”, diz a jornalista Vivian Whiteman, em choque com o gótico suave. Gótico não usa tom pastel, gótico usa preto. Pronto. Só preto. Esta que vos escreve já teve seu momento gótico no fim dos anos 80 e frequentava um clube chamado Crepúsculo de Cubatão. Todas as suas roupas eram pretas, com exceção de algumas marrons. Tom pastel? Não!
“Gótico toma vinho em tetra pak e não come cupcake”, diz o artista plásticos Marcos Brias, fã de bandas góticas. A vida não é suave, ela é sombria, diria um gótico. E o pior é que muitas vezes isso é verdade.