A literatura e a moda

por Layse Moraes

Oficina gratuita em São Paulo discute a relação entre as palavras e o corpo

Quem disse que não dá para misturar moda com literatura? Vai acontecer no final desse mês em São Paulo a Oficina “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”. A ideia é proporcionar uma reflexão sobre a produção literária e de moda no século XX com a ajuda de filmes, documentários e leituras dramáticas que estimulem a criatividade dos alunos. Para a socióloga Carla Cristina Garcia (PUC-SP), não se trata apenas de analisar as nuances das mudanças no guarda-roupa ao longo do século em questão, mas criar uma narrativa poética de ligação entre a memória das roupas e a memória afetiva de quem as usa.

Como ponto de partida, várias obras literárias serão discutidas. A primeira delas será Orlando - Uma Biografia, de Virginia Woolf, que segundo os organizadores do evento tem a presença da moda não como acessório ou enfeite narrativo, mas como uma personagem central indicadora das mudanças comportamentais, de pensamento e dos modos. Também serão analisadas Esperando Godot, de Samuel Beckett e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.
O objetivo final é partir das reflexões discutidas para criar uma coleção de moda.

Os ministrantes do curso são o estilista Walter Rodrigues, Carla Cristina Garcia (PUC-SP) e Brunno Almeida Maia (UNIFESP).

São 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas pessoalmente até 20 de Março de 2013 - de segunda a sexta 9h às 22h e sábado das 10h às 18h - na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Vai lá: “A literatura e a moda: A estranha relação entre as palavras e o corpo”
Quando? 28 de março a 27 de junho (terças e quintas, das 19h às 21h30)
Onde? Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro - São Paulo/ SP
Quanto? gratuito

(*) Layse Moraes é uma jornalista apaixonada por livros e que mantém o blog Coração Nonsense

fechar