por Marcela Paes

Filme pop com Alessandra Negrini e Fernando Alves Pinto estreia dia 20 nos cinemas

2 Coelhos é um filme violento. Mas apesar da profusão de tiros e golpes de espada, a impressão que fica ao fim da exibição é de que nada ali é gratuito. Com edição frenética e cortes rápidos, o primeiro longa do diretor Afonso Poyart transcende com louvor, apesar das tradicionais perseguições de carros, a ideia de que se trata da cópia de algum longa de ação americano. "A ideia é vidrar o espectador, fazer um filme de entretenimento, mas sem um formato enlatado e pronto. Um filme sem grandes pretensões de alcançar um discurso politicamente correto, mas que traga diversão inteligente.", afirma Afonso.

Sem se prender à linearidade na narrativa, a trama é apresentada aos poucos ao expectador, que passa a conhecer a história do jovem de classe média alta Edgar – o talentoso Fernando Alves Pinto - à medida em que os personagens que a compõem vão aparecendo.

Apesar de ter como ponto de partida o plano misterioso do protagonista, o roteiro, também de autoria de Afonso Poyart, ganha força ao ressaltar um emaranhado de esquemas, vinganças pessoais e corrupção.  Estão envolvidos a promotora desonesta Julia (Alessandra Negrini), o professor universitário Walter (Caco Ciocler), o chefe de quadrilha Máicon (Marat Descartes) e o bandido Velinha (o rapper e cada vez mais ator Thaíde), entre outros.

O contraponto interessante ao peso da trama é o humor trazido pelos diálogos. Entre um tiro e outro é possível rir com as piadas feitas pelos integrantes do bando de Máicon, principalmente nas falas do bandido Bolinha (Thogun). A preparação dos atores ficou a cargo de Fátima Toledo, que treinou atores e não atores em Cidade de Deus, Tropa de Elite e Cidade Baixa entre outros.

Além dos efeitos especiais –  realizados com a câmera Phantom e semelhantes aos dos filmes Matrix e A Origem – e das referências estéticas ligadas ao mundo dos quadrinhos e do videogame, a obra tem seu ar urbano reforçado pela trilha sonora com músicas como "Exit Music (For a Film)" do Radiohead, "I´m still here", de Tom Waits, "Será que é disso que eu necessito", dos Titãs e canções originais compostas por André Abujamra e Marcio Nigro. "Estamos há muito tempo fazendo a trilha de 2 Coelhos. Já fiz a trilha de mais de 40 longas, mas esse é seguramente diferente de tudo que já vi. Afonso é muito meticuloso", conta Abujamra.

O filme supera as expectativas por ser mais que um longa de ação. Sem perder o ritmo que o gênero pede, o estreante Afonso Poyart dá densidade psicológica aos personagens ao fugir dos clichês e construir um anti-herói playboy, uma mocinha corrupta e bandidos carismáticos. Com perseguições, tensão, tiros e sangue aliados a uma história envolvente e atuações convincentes, 2 Coelhos, que estreia no dia 20 de janeiro, é um filme que promete agradar tanto mulheres quanto homens.

Abaixo você assiste ao trailer do filme:

 

Vai lá: www.2coelhosofilme.com.br

fechar