por Paula Romano

Histórias que nos fazem rir e refletir ao mesmo tempo

Fazer da dor uma comédia nem sempre é fácil, mas é uma forma de reavaliar as situações negativas e temperar os problemas com bom humor. No cinema, muitas vezes histórias sérias são contadas de maneira leve e cômica, que nos fazem refletir e rir ao mesmo tempo.

Esses enredos, normalmente, giram em torno de um personagem que busca alguma realização pessoal ou que é obrigado a triunfar em algo para que isso não lhe cause (tanto) sofrimento. As tentativas, geralmente frustradas, são o que levam os espectadores ao riso... ou às lágrimas.

Os filmes a seguir são classificados como comédias, mas, na verdade, são intensos dramas.

De Volta para o Futuro
Mais do que nos levar à viajar no tempo, o filme conta a história de Marty McFly, um adolescente que, com a ajuda do Dr. Emmett Brow, conhece seus futuros pais na época em que eles ainda estão no colégio. O drama é que McFly, sem querer, faz a sua mãe se apaixonar por ele e precisa consertar o dano na história fazendo com que os seus pais se apaixonem novamente.

play

Up - Altas Aventuras
Carl Fredericksen, um vendedor de balões, e sua esposa Ellie mantiveram durante a vida um sonho: viver no Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela. Só que, como habitual da nossa vida moderna, as obrigações financeiras sempre atrasaram o plano. Quando eles finalmente compram as passagens, um tremendo banho de água fria acontece: Ellie morre de velhice e Carl passa a viver sozinho, recluso, sem seu amor e nada para fazer. Por sorte do acaso, conhece Russel, um garoto escoteiro que o tira do marasmo e da amargura, levando um pouco de afeto, balões e aventuras para sua vida.

play

LEIA TAMBÉM: Afonso Poyart, diretor de 2 Coelhos, dá dicas de filmes de ação

O Lado Bom da Vida
Um dia, ao chegar em casa, Pat Solatano encontra sua esposa tomando banho com outro cara e surta. Aos trinta e poucos anos, ele perde tudo, a casa, o trabalho, o casamento, a viver com os pais. Na tentativa de reconstruir sua vida, ele conhece Tiffany, uma garota misteriosa com tantos ou mais problemas que ele que, em meio a frustrações e trapalhadas, de repente faz a sua vida voltar a fazer sentido.

play

As Vantagens de ser Invisível
Os deslocados também são uma turma. Na trama, um garoto de 15 anos entra num colégio enquanto se recupera de uma depressão e da perda de seu único amigo, o que lhe rendeu tendências suicidas. Lá, ele inicia sua jornada de socialização, crescimento e recuperação com a impensada ajuda de dois veteranos, que o recebem em seu mundinho fora do padrão, bem humorado e à parte dos populares da escola.

play

LEIA TAMBÉM: Entrevista com Geena Davis, uma das principais militantes na luta pela transformação da representação de gênero na mídia

A Pequena Miss Sunshine
Uma garota quer participar de um concurso de beleza em outro Estado e leva toda a sua família a viajar a bordo de uma Kombi amarela pelas estradas dos EUA. Cada um tem suas peculiaridades e problemas: o avô foi expulso de uma casa de repouso pelo uso de drogas; o pai vende um programa de autoajuda para quem quer ser um vencedor, apesar de não obter muito êxito com isso; a mãe valoriza a honestidade, mas esconde ser uma fumante compulsiva; o tio acaba de tentar um suicídio; e o irmão é o típico jovem revoltado, que está em um voto de silêncio. Juntos, e com muito sarcasmo, eles passam por diversos momentos de descobertas, alegrias e profundas tristezas. Assim como a vida é.

play

Quero Ser Grande
Josh é um adolescente frustrado por não ter a altura o suficiente para entrar em uma montanha-russa. Em uma máquina de desejos que encontra no parque de diversões, ele pede para ser "grande". No dia seguinte, o desejo é realizado e ele é expulso de casa; afinal, sua mãe não reconhece aquele estranho de trinta anos. Josh, no entanto, continua um menino, com atitudes, pensamentos e trejeitos de um garoto, mas agora precisa ser maduro e aprender a se relacionar com o mundo dos adultos.

play

Quem quer ser um Milionário
Um jovem da favela de Juhu, Mumbai, está vivendo o dia mais importante de sua vida em um programa de televisão de perguntas e respostas. Prestes a conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias, a questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos? Depois de ir preso por suspeita de fraude, Jamal conta à polícia a história da sua vida na favela, suas aventuras mirabolantes com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.

play

LEIA TAMBÉM: Carol, uma história de amor lésbico ou uma história de amor?

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
Edward Bloom sempre foi um contador de histórias, apesar de nem sempre dizer a verdade. Para ele, o que importa é a maneira como elas são contadas. Suas fabulosas histórias encantam a todos, exceto ao seu filho Will, com quem não tem uma relação amigável. Quando Bloom adoece, sua esposa, tenta unir pai e filho novamente. Will começa uma jornada pessoal para tentar separar o mito da realidade sobre a vida de seu pai e, assim, tentar uma reconexão antes que ele se vá.

play

Melhor É Impossível
Melvin Udall é um escritor homofóbico, antissemita e misantropo. Sofre de transtorno obsessivo compulsivo (TOC), que aliado à sua repulsa às pessoas, o isola de seus vizinhos e de qualquer outra pessoa em Manhattan. Um dia, o artista plástico homossexual Simon Bishop, seu vizinho, é internado e Melvin se vê forçado a cuidar dele e de seu cachorro. A princípio, odeia o bicho, mas acaba criando uma amizade com o animal à medida em que começa a ganhar mais atenção da garçonete do restaurante onde almoça todos dias. Melvin percebe que a vida pode ser, sim, mais leve e relaxada.

play

Curtindo a Vida Adoidado
Há 30 anos, esse filme apresentou a história de Ferris Bueller, um jovem que está no último semestre do colégio e sente um desejo enorme de matar aula e curtir um passeio por Chicago com sua namorada, seu melhor amigo e uma Ferrari. Durante a aventura, ele aprende a lição de que é possível ser um cara legal sem ser rico ou popular.

play

matérias relacionadas